Governo discutirá com a sociedade de Manaus a implementação do PPA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de maio de 2003 as 18:35, por: cdb

Nesta sexta-feira, os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, e da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, iniciam, por Manaus, o debate do Plano Plurianual (PPA) com a sociedade.

Serão realizados vários fóruns com representantes da população local para definir quais são as principais necessidades da região. O PPA vai definir as prioridades do governo na hora de determinar quanto e em que gastar o dinheiro público.

Famoso pela produção de aparelhos eletrônicos, o estado do Amazonas, apesar de ser o maior gerador de impostos federais do Norte do Brasil, enfrenta problemas há mais de uma década.

Só 1% da população da zona rural do estado dispõe de energia elétrica; a única estrada que liga Manaus ao Sul do país está interditada há mais de dez anos, deixando à população a alternativa de sair do estado só de barco ou de avião.

Agora, a reforma tributária preocupa a população. A isonomia do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) poderá provocar a saída de muitas indústrias da Zona Franca de Manaus, porque as indústrias, que hoje são isentas do imposto, poderão ter de pagar ICMS.

O pólo industrial de Manaus é o maior da América Latina e garante sozinho 58% da arrecadação de impostos federais da região norte do país, segundo dados da Receita Federal.