Governo colombiano e Farc recomeçam dialogo de paz em Cuba

Arquivado em:
Publicado Terça, 27 de Novembro de 2012 às 08:26, por: CdB

Depois do primeiro acordo conjunto, que dará espaço e voz à sociedade civil, o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia - Exercito do Povo (FARC-EP) recomeçarão nesta terça (27) as negociações de paz nesse país.

As duas equipes, chefiados pelo ex-vice-presidente Humberto de La Calle, representante do governo, e o comandante Iván Márquez, representando os insurgentes, voltam à mesa depois de uma segunda pausa que eles dedicaram a avaliações e consultas.

Como cada manhã, desde o primeiro encontro na segunda-feira passada, as duas delegações trabalharão no centro de eventos Palácio das Convenções, com o tema da política de desenvolvimento agrário integral entre as prioridades.

A terra é o primeiro passo do roteiro acordado no dia 26 de agosto, com o qual esperam construir uma “paz estável e duradoura”, e que ademais abordará a participação política, o fim do conflito, a solução ao problema das drogas ilícitas e a atenção às vitimas.

No último final de semana, governo e os insurgentes trabalharam em conjunto até concluir, no domingo à tarde, um um comunicado conjunto onde anunciaram a celebração, de 17 à 19 de dezembro, na cidade de Bogotá, de um fórum sobre o desenvolvimento agrário, que servirá de espaço para a participação da cidadania.

A mesa solicitou às Nações Unidas na Colômbia e ao Centro de pensamento e Seguimento ao Diálogo de Paz, da Universidade Nacional, que preparem e sirvam de relatores das discuções do encontro, e espera-se que no dia 8 de janeiro os resultados das conclusões do fórum sejam entregues.

Já transcorreram seis dias de encontros entre as partes, a portas fechadas. O total sigilo e a discrição continuam sendo uma constante nesta aproximação, que tem Cuba e Noruega como fiadores e Chile e Venezuela como acompanhantes.

Os representantes do gabinete de Juan Manuel Santos não deram ainda nenhuma declaração, enquanto os integrantes das Farc-EP afirmaram que avançam em bom ritmo e por bom caminho. Mantemos um otimismo elevado, afirmaram.

Os colombianos se mantém atentos a cada detalhe que transcorre nas conversações, com a esperança e o desejo de acabar com o conflito que dura mas de 50 anos e deixou milhares de mortos.

Fonte: Prensa Latina

 

..

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo