Governadores reclamam da centralização de recursos

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Março de 2007 às 08:17, por: CdB

O governador de Rondônia, Ivo Cassol, que também integrou a reunião com o presidente Lula, na Granja do Torto, afirmando que a União "arrecada quase tudo e repassa quase nada" aos Estados. Ele ressaltou que os recursos para segurança pública não podem ser contingenciados(bloqueados).

A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Faria, falou rapidamente com os jornalistas e reivindicou mais recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas ações de infra-estrutura nos Estados. Ana Julia Carepa, governadora do Pará, falou da necessidade de mais de recursos e de incentivos fiscais, e disse que confia em que a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "renda bons resultados".

Sem sobra de caixa

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que participou também da reunião, disse que não há sobra de recursos da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) que possa ser transferida para Estados e municípios. Ele deu a declaração ao chegar para a reunião do presidente Lula com os governadores, onde foi discutido o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Já transferimos CPMF para a saúde, uma parte já vai paraeles (Estados). Não está sobrando nada - alertou.

Os governadores reivindicam um repasse de 20% da arrecadaçãoda CPMF para os Estados e 10% para os municípios. Atualmente, toda a arrecadação da CPMF fica com a união.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo