Governadores querem dividir arrecadação do CPMF entre estado, municípios e união

Arquivado em:
Publicado Segunda, 29 de Janeiro de 2007 às 15:54, por: CdB

Governadores de 12 estados decidiram nesta segunda-feira propor o repasse de 20% da arrecadação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para os estados e de 10% para os municípios, ficando os 70% restantes com a União. Reunidos em Brasília, os governadores ressaltaram que esse valor tem de ser aplicado obrigatoriamente em saúde.

Eles pretendem ainda iniciar conversações com o governo federal para renegociar as dívidas dos estados.

- O que queremos é discutir a questão do endividamento sob uma ótica responsável, mas que leve em conta que nós também precisamos fazer os nossos PACs (Programas de Aceleração do Crescimento) regionais, investir em nossas prioridades e, para isso, precisamos fortalecer nossa capacidade de investimento -, explicou o governador de Sergipe, Marcelo Déda.

Segundo Déda, os estados perderam a capacidade de investir.

- A retomada do crescimento é uma tarefa que precisa envolver estados e municípios -, disse ele.

Às 18 horas, uma comissão de governadores deve se encontrar com o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, para apresentar uma pauta com os oito itens que eles pretendem negociar com o governo federal para implementação ainda nesta ano.

Além de Déda, participaram da reunião os governadores José Roberto Arruda, do Distrito Federal; Aécio Neves, de Minas Gerais; Paulo Hartung, do Espírito Santo; Alcides Rodrigues, de Goiás; Blairo Maggi, de Mato Grosso; André Puccinelli, de Mato Grosso do Sul; Luiz Henrique, de Santa Catarina; Cássio Cunha Lima, da Paraíba; Wellington Dias, do Piauí; Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul; e Eduardo Braga, do Amazonas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo