Gosto pela leitura ultrapassa sala de aula e chega à comunidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 15:56, por: cdb

Texto:
diminuiraumentarCompartilhe: 26/mar/2012 – 18:17

Foto: Silvio Ramos – 120 profissionais da rede municipal de ensino, divididos em três turmas, estão participando das oficinas de capacitação.

Promover o gosto e incentivar o hábito da leitura entre as crianças e a comunidade é o objetivo principal do programa Entre na Roda, organizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O projeto teve início nesta segunda-feira (26) com a abertura das oficinas que serão realizadas com professores e pedagogos da rede municipal de ensino.

Ao todo, 120 profissionais da Secretaria Municipal de Educação participam das oficinas ministradas pela Organização Não Governamental (ONG) CENPEC, que têm a duração de oito horas e são mensais. Serão oito encontros durante este ano. “Professores e pedagogos selecionados nas escolas irão espalhar o conhecimento adquirido para os outros profissionais da instituição”, explica uma das coordenadoras do Entre na Roda pela Secretaria Municipal de Educação, Rita Athaíde.

Rita conta que a Secretaria já contava com um programa de incentivo à leitura desde o ano passado, que este ano será reforçado com o desenvolvimento do Entre Rodas. “A leitura tem que fazer parte das escolas, não de forma esporádica e não apenas com os alunos, mas deve envolver as famílias e a comunidade”, explica.

De acordo com a formadora do CENPEC, América Marinho, durante as oficinas serão abordados todos os gêneros textuais. “Em cada encontro será falado sobre um gênero e como ele deve ser utilizado em sala de aula, qual a faixa etária adequada, como apresentá-lo, a própria leitura e os desdobramentos”, conta América. “Além disso, em cada oficina são propostas atividades e ações para estimular esse gosto pelas crianças, famílias e comunidade”, complementa.

A Fundação Volkswagen colabora com o financiamento do projeto e fez a doação de 100 livros para cada escola municipal, a fim de que haja um bom acervo para o andamento do programa. Desde 2010 a Fundação atua com a Prefeitura de São José dos Pinhais; antes com o projeto Brincar, voltado à educação infantil e agora com o Entre na Roda. “A principal meta da Fundação é influenciar as políticas públicas, para que futuramente esses programas sejam autossustentáveis e tenham continuidade”, afirma a coordenadora de monitoramento e avaliação da instituição, Liliane Petris.
 

Logue-se ou registre-se para poder enviar comentários