Google abre espaço para propaganda no Orkut

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de outubro de 2006 as 19:18, por: cdb

O gigante das buscas Google, responsável pelo site de relacionamentos Orkut, colocou no ar uma página para pessoas interessadas em anunciar na rede social que reúne cerca de 30,9 milhões de usuários (62% deles brasileiros). A iniciativa pode ter impacto no faturamento da empresa, que até então não obtinha receita com o popular site de relacionamentos.

Por enquanto, diz um comunicado da empresa, os anúncios só estão disponíveis nos Estados Unidos e na Índia. A quantidade de usuários nesses países é bem menor que no Brasil, 14% e 10%, respectivamente,e, por isso, é possível que a empresa também ofereça o serviço por aqui em breve.

A novidade faz parte do domínio www.adwords.google.com, serviço do Google que permite a divulgação de links patrocinados. Esses endereços, que aparecem próximos aos resultados das buscas, sempre relacionados aos termos procurados, são a principal fonte de renda da empresa que lucrou US$ 733,4 milhões no terceiro trimestre. Esses links permitem que os internautas encontrem lojas de automóveis que pagam para aparecer, por exemplo, quando escrevem a palavra “carro” na caixa de buscas.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o engenheiro brasileiro Luiz Barroso, do Google Inc., confirmou que a veiculação de anúncios era uma possibilidade estudada pela empresa.

– Queremos oferecer aos usuários a melhor experiência de navegação e os links patrocinados podem ajudar nesse sentido -, disse o executivo. Segundo ele, muitas vezes esses sites pagos oferecem aquilo que o internauta não encontra entre os resultados “oficiais”.