GM e Serviços Públicos ultimam ações para o dérbi

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 12:53, por: cdb

GM e Serviços Públicos ultimam ações para o dérbi

23/03/2012 – 15:35

  

Tiago de Souza

Doni Vieira

 

A Guarda Municipal e a Secretaria de Serviços Públicos estão participando das medidas de segurança que antecedem ao jogo entre Guarani e Ponte Preta que acontece neste sábado, 24 de março, a partir das 18h30, no estádio Moisés Lucarelli.

 

A Guarda Municipal prepara esquema especial de patrulhamento com 200 guardas participando do patrulhamento das torcidas rumo ao estádio. A operação montada pela GM tem início marcado para as 15hs. Os guardas atuarão na dispersão dos torcedores a caminho do Moisés Lucarelli, posicionados preferencialmente no Terminal Central, no Largo do Pará e no Terminal Mercado. Na saída do jogo a GM atuará nesses mesmos locais.

 

Além desses locais, patrulhamentos pelas vias da região central e leste da cidade também serão realizados. Para tanto, a Guarda colocará na rua o Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motocicletas (GPOM), viaturas de patrulhamento e o efetivo do canil da GM. O Grupo de Apoio Especial (GAE) da GM também estará nas ruas.

 

Após a dispersão na área central da cidade, no início e final do jogo, o efetivo da GM será redirecionado para todos os terminais periféricos de ônibus da cidade, especialmente em Barão Geraldo, no Campo Grande e no Ouro Verde.

 

Serviços Públicos

 

Já a Secretaria de Serviços Públicos, através da Coordenadoria de Administrações Regionais (COAR) e o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), está realizando um conjunto de ações de manutenção nas proximidades do Estádio Moisés Lucarelli.

 

Esses serviços são feitos rotineiramente pela Serviços Públicos, mas foram reforçado agora nesse trecho, atendendo determinação do prefeito Pedro Serafim e solicitação da Polícia Militar, para garantir mais conforto e segurança dos torcedores.

 

A COAR realizou, ao longo da semana, serviços de capinação do mato, retirada de lixo, entulho e galharia, além da limpeza de bocas de lobos e galerias. A operação foi realizada ao longo da semana em toda a área dos campos da Ponte Preta e Guarani. “Nós já concluímos os serviços programados, mas estamos mantendo uma equipe para, se necessário, fazer algum reparo emergencial na manhã deste sábado” (24/03), comentou o coordenador do órgão, João Guedes.

 

Já o DPJ retirou cerca de 50 árvores secas, numa ação especial da Operação Replantio, e fez a poda de galhos de diversas árvores saudáveis no entorno do campo da Ponte Preta, onde ocorrerá o dérbi campineiro. “Optamos por fazer também o serviço de poda programada na arborização local com o objetivo de levantar a copa das plantas e garantir melhor visibilidade do público”, explicou do diretor do órgão, Edson Roberto Navarrete.

 

Da mesma modo que a COAR, o DPJ também manterá um equipe de prontidão para realizar serviços emergenciais na arborização neste sábado. “Temos que pensar no jogo e no tempo, pois segundo as previsões meteorológicas, há grandes chances de chover muito neste final de semana” ressaltou Navarrete.

 

A atuação da Guarda Municipal e da Secretaria de Serviços Públicos no dérbi campineiro foi definida após seguidas reuniões com as polícias Civil e Militar que solicitaram a participação da Prefeitura na segurança dos torcedores, especialmente em relação àqueles que circularem pela região central de Campinas e pelas cercanias do estádio.

 

Colaborou Éder Silva