Gil completa 70 anos e terá show exibido no YouTube

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 26 de junho de 2012 as 12:41, por: cdb

Dia 26 de junho de 2012. Há exatos 70 anos, nascia em Salvador, no bairro do Tororó, Gilberto Passos Gil Moreira, primeiro filho do médico José Gil Moreira e da professora primária Claudina Passos Gil Moreira. De 1942 para cá, o soteropolitano cresceu, ganhou o mundo, e virou um dos artistas mais conhecidos e inventivos da história da Música Popular Brasileira.

Gilberto Gil inicia turnê Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo e nesta terça Youtube transmite ao vivo o show do cantor, a partir das 19h / Foto: Diario de Pernambuco

Lançou 57 álbums, ganhou oito Grammys, o prêmio mais importante da música no mundo, foi um dos responsáveis pela criação do tropicalismo e ainda ocupou a cadeira de ministro da Cultura durante o Governo Lula, entre 2003 e 2008.

Leia também:
Olívia Santana: Gilberto Gil, 70 degraus percorridos na escada da vida

Para marcar o aniversário do baiano, o YouTube vai exibir às 19h desta terça-feira (26), gratuitamente, uma hora do show Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo, gravado recentemente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A mostra será uma première do DVD de mesmo nome gravado sob direção do cineasta Andrucha Waddington.

Durante o show, Gil, que toca violão, foi acompanhado no palco por seu filho Bem Gil nas guitarras, pelo violoncelista Jacques Morelenbaum, por Nicolas Kassik no violino, Gustavo di Dalva na percussão e uma orquestra sinfônica completa. O espetáculo estreiou na capital baiana no dia 18 maio deste ano.

No canal dedicado exclusivamente ao artista no YouTube, na seção “Vídeos”, há depoimentos de artistas sobre o aniversariante do dia e registros de entrevistas e apresentações do próprio Gil, durante toda a sua carreira, que já dura 50 anos. O primeiro disco, “Salvador, 1962-1963”, foi lançado em 1963. Já o mais recente, “Fé na festa ao vivo”, uma ode ao baião e ao forró, é de 2010.

O acervo do artista completamente digitalizado e está disponível nos sites oficiais do Instituto Antônio Carlos Jobim e no do próprio cantor. Há, além das músicas, correspondências, partituras, textos manuscritos e até recortes de jornais, desde os anos 1960.

Ainda em clima de comemoração, Gil vai levar, em julho, o “Concerto de Cordas” para a Europa. No dia 1º de julho, em Londres, na Inglaterra, ele participa do Back2Black Festival. Na mesma cidade, dia 4, ele se apresenta com a Orquestra Sinfônica de Londres, no centro de artes Barbican. No dia seguinte, Gil leva o show a Bruxelas, na Bélgica, ao Palais des Beaux Arts. Entre os dias 10 e 29, o baiano vai passar pela Suíça, França, Alemanhã, Espanha e Itália. A programação completa está no site oficial do cantor.

Fonte: NE10

 

..