Gerontologia Ocupacional promove palestra sobre segurança em casa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de junho de 2006 as 13:59, por: cdb

O Programa Gerontologia Ocupacional, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, promove, nesta terça-feira, às 14h, a palestra Casa Segura Para Todos, ministrada pelo arquiteto Paulo Fampa do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA). A palestra é gratuita e aberta ao público e será realizada no auditório da Secretaria de TRabalho, localizado na Avenida General Justo 275, 9º andar, Centro do Rio.

– Do total acidentes que ocorrem nos domicílios, cerca de 75% envolvem pessoas idosas, geralmente, em função da falta de requisitos básicos de segurança doméstica, como mesas de cabeceira sem quinas vivas, tapetes com adesivos antiderrapante, telefone ao lado da cama, luvas térmicas para manuseio do forno e fogão, entre outras situações que serão tratadas na palestra – adianta o secretário Marco Antonio Lucidi.

Excepcionalmente, as inscrições para esta palestra serão feitas no local que possui apenas 120 lugares. O Programa de Gerontologia foi criado em setembro de 2003, especificamente voltado aos trabalhadores de meia e terceira idades, com o objetivo de ajudá-los a retornar ao mercado de trabalho, além de promover outras formas de apoio. Desde então, foram registrados 21.737 atendimentos, com 11.453 pessoas novamente empregadas. Só no ano passado, 4.148 trabalhadores foram colocados no mercado. A título de comparação, em 2002, quando o programa não existia, apenas 3.098 trabalhadores acima de 40 anos conseguiram emprego.

A cada 15 dias, são oferecidas palestras para essas pessoas-alvo. As inscrições são feitas, especialmente às quintas e sextas-feiras, na Agência Moisés Morgensztern, na Rua Edgar Romero 354, em Madureira, Zona Norte do Rio; Agência Irmãos Iuri e Alex Xavier Pereira, na Avenida General Justo 275, loja A, Centro do Rio; Agência Copacabana, na Rua Barata Ribeiro 370, loja 201, Zona Sul carioca; Agência Professor Paulo Freire, na Rua São José 35, loja M, Centro do Rio; Agência Professor Darcy Ribeiro, na Rua Carlos Vasconcelos 148, loja A, Tijuca, Zona Norte do Rio; e Agência Stuart Angel Jones, na Avenida Geremário Dantas 299, lojas B e C, em Jacarepaguá, Zona Oeste carioca. Mais informações pelo e-mail setrabgerontologia@br.inter.net. Telefone para o público: 2299-1046.