GERAL: Fundamas lança “Oficinas do Saber” do OP no Itaum

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 12:11, por: cdb

A Fundamas vai lançar nesta quinta-feira (6/10), às 19h, novas oficinas batizadas de “Oficinas do Saber”, com recursos do Orçamento Participativo (OP). Desta vez, a comunidade atendida será a da zona Sul, no bairro Itaum. O lançamento será feito no Fluminense Futebol Clube com a presença do prefeito Carlito Merss, demais autoridades e da equipe da Fundamas.

O evento vai contar uma palestra ministrada pelo gerente da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (SIDE), Matheus Cadorin. Ele vai falar sobre empreendedorismo. O assunto já vai servir como aula inaugural dos cursos do OP no bairro. “Cerca de 80% das empresas que surgem, acabam não sobrevivendo. Este é um dado muito alto e que precisa ser revertido. Vamos ajudar a comunidade a não apenas abrir seu próprio negócio, mas também geri-lo melhor”, explica Matheus.

Os novos cursos que a Fundamas vai ministrar no bairro serão divididos entre oficinas rápidas e cursos profissionalizantes. As oficinas foram batizadas de “Oficinas do Saber”, com duração de apenas uma noite, mas com informações suficientes para o aluno ser mais assertivo nos negócios, evitando assim possíveis erros de gestão. Já os cursos profissionalizantes começam no primeiro semestre do ano que vem. Segundo o presidente da Fundamas, Ademir Negherbon, os novos cursos serão mais voltados para o empreendedorismo: “Hoje muita gente sonha em abrir seu próprio negócio e nós vamos dar subsídios para que isso aconteça”.

O OP do Itaum deve trazer novidades também na infraestrutura das salas de aula, localizadas na Fundamas Cesita. O curso de Costura Industrial, por exemplo, receberá 15 novas máquinas e uma total revitalização do espaço. Os cursos de Cabeleireiro, Eletricista e Mecânica também receberão equipamentos novos, sendo que o curso de Cabeleireiro terá um laboratório modelo. O investimento total será de R$64 mil. A Fundamas foi contemplada com 8% dos R$ 800mil do OP destinado ao bairro.

Confira agora os cursos e as datas da Oficina do Saber, que será realizada no Fluminense Futebol Clube:

– Empreendedor Individual (27/10/2011)
– Aprendendo a Empreender (17/11/2011)
– Pequenos Negócios (08/12/2011)
– Crédito e Planejamento (16/12/2011)
– Atendimento e Comunicação (02/02/2012)
– Noções Tributárias (16/02/2012)
– Noções Trabalhistas (01/03/2011)

E agora a lista com os cursos profissionalizantes, com recursos do Orçamento Participativo do Itaum:

– Costura Industrial (Início das aulas previsto para o 1º semestre de 2012)
– Cabeleireiro (Início das aulas previsto para o 1º semestre de 2012)
– Eletricista e Mecânica (Início das aulas previsto para o 1º semestre de 2012)

Serviço:

* O que: Lançamento das “Oficinas do Saber” do OP do Itaum
* Quando: 6 de outubro, às 19h
* Onde: Fluminense Futebol Clube – rua Florianópolis, 1600, Itaum

Contato imprensa:

Leandro Schmitz
Comunicação | Fundamas

Fundamas – Fundação Municipal Albano Schmidt
Prefeitura Municipal de Joinville
(47) 3436.0033 Ramal 39/40 – 9932.2329