Geradoras de energia devem ser transformadas em concessionárias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 27 de dezembro de 2002 as 18:58, por: cdb

O diretor-geral da Coordenadoria dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal Fluminense, Luiz Pinguelli Rosa, cotado para ser o futuro presidente da Eletrobrás, disse que o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, pretende transformar as geradoras de energia elétrica privadas em concessionárias de serviço público, a exemplo do que ocorre com as empresas de telefonia, para que o futuro governo tenha maior controle na definição das tarifas.

Segundo ele, a idéia é, para obter tarifas mais baratas no futuro, fazer um “mix” dos vários tipos de energia consumidos no País – a gás natural, hidrelétrica, eólica etc – para definir o preço das tarifas. Atualmente, segundo Pinguelli, o parâmetro que serve para balizar os preços das contas de luz é o gás natural, que é o insumo mais caro. Por isso, há sempre aumentos elevados de tarifas.

“A idéia é você estabelecer a filosofia de serviço público por adesão”, pelo qual as empresas adeririam a esse sistema, segundo ele. Pinguelli ressaltou que o objetivo não é reduzir as atuais tarifas, mas sim reduzir os reajustes das tarifas futuras.