Genro: 'Silvinho está espiritualmente atormentado'

Arquivado em:
Publicado Segunda, 08 de Maio de 2006 às 20:10, por: CdB

Ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro reagiu à entrevista do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira sobre o mensalão chamando-o nesta segunda-feira de "espiritualmente atormentado." O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, classificou Silvinho como "desequilibrado". Ambos desqualificaram a entrevista do ex-dirigente petista ao jornal O Globo, segundo a qual o empresário Marcos Valério pretendia arrecadar R$ 1 bilhão intermediando negócios do setor privado com o governo, e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era do grupo "que mandava" no PT.

- É uma pessoa muito atormentada espiritualmente. Ele fez, na verdade, uma grande catarse pública, se expôs publicamente para tentar recomeçar sua vida e assumir suas responsabilidades. No que diz respeito ao drama humano, não deixa de ser comovente. Agora, do ponto de vista político, para o governo, não agregou nada - afirmou Genro.

A Polícia Federal localizou, em São Paulo, e conseguiu intimar o ex-secretário-geral do PT a comparecer, nesta quarta-feira, para prestar depoimento à CPI dos Bingos. A CPI ameaça com o pedido de prisão preventiva caso ele não compareça para depor.

- Mandaremos trazê-lo de qualquer forma, mesmo preso. Se a Polícia Federal não localizá-lo, tomaremos uma posição drástica - disse mais cedo o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB).

As palavras de Pereira reinstalaram o escândalo do mensalão na agenda política. Publicamente, o governo diz encarar o episódio como encerrado.

- São declarações de um desequilibrado. O Silvio Pereira deveria ter ido à CPI (dos Correios) e contar o que sabia, se é que sabia, e não ficar dando esse tipo de declaração - disse Marinho a jornalistas.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ter considerado "muito negativas" as revelações feitas pelo ex-secretário-geral do PT.

- Eu acho, primeiro, que bom que isso não deu certo. E, segundo, esse processo já está no Supremo Tribunal Federal (STF). Tenho certeza de que isso vai ser devidamente apurado e que, se houver culpados, serão punidos - afirmou Bernardo, destacando que Pereira terá condições de se explicar, uma vez que já foi indiciado.

Pereira deve prestar depoimento à CPI dos Bingos na quarta-feira. A entrevista ao Globo, divulgada desde sábado pela página do jornal na Internet, gerou apreensão no governo e levou setores da oposição a discutir, novamente, a proposta de impeachment do presidente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo