General diz que militares colombianos podem derrotar rebeldes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de julho de 2003 as 03:54, por: cdb

O comandante das Forças Militares da Colômbia disse na terça-feira que suas tropas estão em condições de derrotar militarmente as guerrilhas de esquerda e os esquadrões paramilitares de extrema direita que se chocam em meio a um violento conflito interno.

– Sim, somos capazes de ganhar militarmente desses bandidos no campo de batalha, porque também há alguns argumentos de que a única fórmula de solução do conflito na Colômbia é por meio das negociações – disse o general Jorge Enrique Mora, em entrevista coletiva.

– (A negociação) não é a única forma, é uma das possibilidades de se chegar à solução do conflito na Colômbia – disse o general, que apresentou um balanço operacional dos primeiros seis meses na luta contra os grupos armados ilegais e o narcotráfico.

O país andino vive há quase quatro décadas sob um conflito interno no qual combatem guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN), além de grupos paramilitares de ultradireita e forças estatais.