GE que participar de discussão sobre Varig, diz Alencar

Arquivado em:
Publicado Segunda, 10 de Janeiro de 2005 às 19:55, por: CdB

A gigante norte-americana General Electric quer participar das discussões encabeçadas pelo governo brasileiro para buscar uma solução à crise financeira da Varig . A informação é do vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, que recebeu nesta segunda-feira o presidente-executivo da GE, Jeff Immelt.

De acordo com Alencar, Immelt mostrou interesse pelo mercado nacional de aviação e sobre os rumos da economia em geral. O executivo no comando da GE, que não quis falar com a imprensa, ouviu do vice-presidente os planos do governo para a Varig, "com solução via mercado".

A GE é uma das maiores credoras privadas da Varig, com montante de cerca de 600 milhões de reais. Ao todo, a companhia aérea tem pendências de quase 6 bilhões de reais.

"Eles (GE) querem ser, inclusive, convidados para as próximas reuniões (sobre Varig)", afirmou Alencar, após o encontro, acrescentando que incluirá a empresa nas discussões.

O governo espera ainda que a Varig entregue uma proposta de salvamento e que será avaliada. A consultoria Trevisan está preparando o documento e, de acordo com Alencar, o Unibanco também foi convidado pela companhia aérea a participar do processo.

"Se o Unibanco quiser participar, é muito bom, porque fortalece o trabalho técnico de apresentação deles (Varig)", afirmou o vice-presidente e ministro da Defesa.

Outra proposta que foi colocada sobre a mesa para análise busca a troca de dívidas por ações da Varig. Assim, os credores --como a GE-- passariam a ser acionistas da empresa aérea.

O grupo norte-americano atua no Brasil desde 1919, onde tem oito fábricas e diversos escritórios, com atuação na manutenção de motores de avião, eletrodomésticos e geração de energia, entre outros negócios.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo