Gasoduto explode no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 22 de junho de 2003 as 09:32, por: cdb

Uma explosão atingiu um gasoduto cerca de 140 quilômetros a noroeste de Bagdá neste domingo, segundo fontes militares americanas.

Chamas altíssimas teriam sido vistas por testemunhas pouco depois da explosão, mas as autoridades dos Estados Unidos dizem que não houve feridos.

Ainda não se sabe o que teria provocado a explosão, mas um correspondente da BBC em Bagdá afirmou que todas as suspeitas são de que se trata de um caso de sabotagem.

Em um incidente aparentemente isolado, dois soldados americanos foram feridos quando o veículo em que eles estavam passou por cima de uma mina nas proximidades da cidade de Hit.

Exportações

Há apenas dez dias, um oleoduto que leva petróleo do Iraque à Turquia foi danificado por uma explosão.

As exportações de petróleo do Iraque devem ser retomadas neste domingo, a partir de tanques de abastecimento na Turquia.

Está prevista uma cerimônia para marcar o fato, quando os primeiros barris de petróleo iraquiano serão carregados em um navio no porto de Ceyhan, na Turquia.

O recém-indicado ministro do petróleo do Iraque, Thamir Abbas Ghadban, e o assessor americano para autoridades iraquianas do setor, Phillip Carroll, devem comparecer à cerimônia.

O carregamento de petróleo será o primeiro a deixar o Iraque desde a invasão liderada pelos Estados Unidos, no dia 20 de março.

Analistas dizem que a indústria petroleira não poupará esforços para reconstruir o Iraque, mas sabotagem e saques têm adiado o reinício das exportações.