Galo da Madrugada abre o Carnaval no Recife neste sábado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005 as 10:26, por: cdb

O clube de máscaras Galo da Madrugada, fundado em 24 de janeiro de 1978, abre oficialmente o carnaval de rua da capital pernambucana neste sábado com queima de fogos de artifício e toque de clarins, para anunciar a alvorada da festa de Momo. Inscrito no livro dos recordes como maior bloco carnavalesco do mundo, o clube reúne todos os anos um público estimado em 1,5 milhão de foliões, incluindo turistas de todo o Brasil e do exterior.

Este ano o tema escolhido foi “Piratas do galo apresentam seu grande tesouro”. A novidade é o aumento do número de componentes nos carros alegóricos que vão desfilar com 70 destaques em fantasias coloridas predominando preto, vermelho e branco. Trinta trios elétricos e três carros alegóricos vão fazer a alegria dos foliões no percurso de quatro quilômetros, saindo do Forte das Cinco Pontas até a rua Primeiro de Março, onde haverá a dispersão.

O carro abre-alas, com quatro metros de altura e oito de comprimento vai trazer piratas e baús cheios de “ouro”. O figurinista do bloco, Cid Cavalcanti, que é professor de artes cênicas da Universidade Federal de Pernambuco, estará fazendo encenações com seus alunos, que irão lembrar o modo de atuação dos piratas.

No segundo carro, damas antigas, colombinas e casais de malandros ficarão dançando ao som de melodias dos antigos e novos carnavais, fazendo “guerra” de confetes e serpentinas com o público. Já o último carro, em forma de bondinho, conduzirá 30 pessoas vestidas com fantasias variadas, que vão de palhaços a pierrôs.

Um efetivo de 2.291 policiais militares, 770 seguranças particulares além de policiais civis, federais e rodoviários e bombeiros vai garantir a segurança dos foliões durante todo o percurso do desfile.