Gal ganha especial na TV, após sucesso de Chico Buarque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de dezembro de 2005 as 18:38, por: cdb

A DirecTV aproveitou a boa maré de audiência que lhe rendeu o especial com Chico Buarque e já embalou mais uma produção com sucesso da série lançada em DVD. De bem com os bons resultados financeiros, a operadora anuncia nesta quarta-feira que a próxima personagem da MPB a ganhar um especial será Gal Costa, do alto de seus 60 anos.

Gal foi chamada a desvendar a Tropicália em um documentário a ser exibido em dois programas a partir do primeiro trimestre de 2006. A produção deverá também compor um DVD com o seu show mais recente, com uma seleção de músicas inéditas do disco Hoje, sem esquecer os antigos sucessos da cantora baiana. Bem mais modesto do que os 12 três episódios de Chico, que se desdobraram a partir dos três iniciais, o show da Gal pretende contar a sua trajetória desde o início da carreira, com sua passagem pelos anos 60 e 70, sob a direção de Fernando Faro.

– O ponto de vista dela sobre a Tropicália é bastante interessante, especialmente num país “machistão”. É impressionante quantas vezes perguntaram a ele sobre a Tropicália – disse João Marcelo Bôscoli, presidente da gravadora Trama, que integra a parceria do projeto. Ele conta que a idéia do programa remete a 2002, quando rodou a Europa com Tom Zé, que tem participação no especial.

Durante a produção do álbum Hoje, ele viu Gal e Tom Zé conversando sobre o movimento e contando casos, como o dia em que Caetano Veloso entregou a letra de “Baby” a Gal. E veio a decisão de contar a Tropicália sob a ótica de Gal. Além de imagens captadas em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o documentário terá imagens de arquivo, provenientes do acervo de emissoras de TV.

– Vivemos um momento como nunca houve. A disponibilidade das TVs para entregar material, inclusive recuperado, é enorme – comemora Bôscoli. Aproveitando a boa fase, ele negocia com a Globo e com a Lereby, produtora de Daniel Filho, a liberação de mais programas da série “Grandes Nomes”. O primeiro DVD, com Elis Regina, foi lançado neste mês.