Fusão: CSN se une com empresa americana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de outubro de 2006 as 16:31, por: cdb

A Companhia Siderúrgica Nacional firmou um contrato de fusão de suas operações nos Estados Unidos com a empresa norte-americana Wheeling-Pittsburgh Corporation. A união dará origem à criação de uma nova empresa naquele mercado, a NewCo. A empresa terá fornecimento de placas de aço, produzidas pela fábrica da CSN no estado norte-americano de Indiana, por dez anos. A NewCo também terá a exclusividade na distribuição de algumas linhas de produtos da CSN nos Estados Unidos e no Canadá.

Para formar o novo negócio, a Whelling-Pittsburg informou que vai adquirir os ativos da CSN nos Estados Unidos. Em contrapartida, a empresa brasileira vai investir US$ 225 milhões (cerca de R$ 480 milhões) em dinheiro na nova companhia, da qual será sócio majoritária, com 64% das ações.

A NewCo deverá ser listada em bolsa de valores norte-americana. A siderúrgica Arcelor Mittal também anunciou, nesta quarta-feira, que pedirá à CVM registro para oferta pública de ações.

A fusão vai criar uma siderúrgica mais forte e com maior capacidade de investimentos, informou a Wheeling-Pittsburg em comunicado. A empresa norte-americana informou que a nova holding também terá acesso à tecnologia de produtos e processos da CSN, o que aumentaria as oportunidades de ganhos no longo prazo.

Segundo o comunicado da CSN à CVM, a implementação do negócio está sujeita ainda à aprovação de autoridades de concorrência e da assembléia geral de acionistas da Wheeling-Pittsburgh, a ser realizada em janeiro de 2007.