Furacões fazem México declarar emergência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 6 de outubro de 2003 as 00:18, por: cdb

O governo do México declarou estado de emergência em uma área da zona leste e sul do país, incluindo a fronteira com Guatemala, após a chegada da tempestade tropical Larry no litoral caribenho, enquanto outros dois furacões ameaçavam a costa do Pacífico.

Larry chegou neste domingo ao litoral do Estado de Tabasco, ribeirinho ao Caribe, intensificando as chuvas na região, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O epicentro de Larry estava 75 quilômetros ao norte da localidade de Villahermosa, em Tabasco, e se deslocava para o sul do golfo do México a uma velocidade de quatro quilômetros por hora, com ventos de 95 quilômetros por hora e rajadas de 110 quilômetros por hora, disse o porta-voz Juan José Pastrana.

Olaf estava a 225 quilômetros da localidade de Lázaro Cárdenas, em Michoacán, e deslocava-se rumo ao norte com ventos de 100 quilômetros por hojra e rajadas de 120 quilômetros por hora. Teme-se que o Olaf se intensifique nas próximas 48 horas.

Outro furacão que se desloca pelo Pacífico, o Nora, avança rumo à Baixa Califórnia (noroeste do México), onde já causou nebulosidade e chuvas moderadas.

O epicentro do Nora estava a 560 quilômetros a sudoeste de Cabo San Lucas, no Estado da Baixa Califórnia Sul, e seguia rumo noroeste a uma velocidade de 13 quilômetros por hora, com ventos de 160 quilômetros por hora e rajadas de 195 quilômetros por hora.