Fundação BB vai implantar mais 100 estações digitais este ano no país

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 as 19:35, por: cdb

A partir de março, a Fundação Banco do Brasil iniciará a execução orçamentária do Programa Estação Digital para o exercício de 2005, cujos investimentos são estimados em R$ 8,3 milhões. A informação foi dada hoje pelo diretor-executivo da entidade, Almir Paraca.

Desde o início do projeto, no ano passado, foram implantadas 72 estações, com recursos no montante de R$ 3,6 milhões, beneficiando cerca de 10,8 mil pessoas com acesso a cursos profissionalizantes na área de informática. Almir Paraca informou que três estações negociadas ainda em 2004 estão sendo instaladas neste mês. A primeira das três estações remanescentes fica no município fluminense de São Gonçalo e as outras ficarão nas cidades de Bayeux e Sapé, na Paraíba.

Almir Paraca disse que já está recebendo propostas para instalação de 100 novas estações digitais no Brasil neste ano. “O processo já está em curso”, afirmou. Apesar de ter abrangência nacional, o projeto ainda não chegou aos estados do Acre, Amapá, Paraná e Santa Catarina. Por isso, explicou Paraca, a intenção é começar a série de unidades deste ano no Acre, onde já foram capacitados educadores sociais.

De acordo com o diretor-executivo da Fundação BB, esses educadores são pessoas que pertencem às próprias comunidades beneficiadas pelo projeto, selecionadas e indicadas pelas organizações não-governamentais parceiras para capacitação. Uma vez capacitadas, essas pessoas retornam às comunidades para proceder ao repasse metodológico, disse Almir Paraca. Ele acrescentou que, dependendo das propostas que forem apresentadas, outros municípios fluminenses poderão ser beneficiados pelo projeto ainda no decorrer de 2005.