Funasa combate cólera em cidade de Pernambuco

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005 as 11:14, por: cdb

Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vão discutir na próxima semana, com representantes da prefeitura de São Bento do Uma, a 217 km do Recife, projetos na área de saneamento ambiental. A medida foi tomada em função do registro do terceiro caso de cólera este ano no município.

A vítima, um menino de quatro anos, morador do bairro do Iraque, que não possui coleta de esgoto nem abastecimento regular de água, se recupera em casa, com acompanhamento médico. A cidade do agreste pernambucano é a única do país com registro de casos de cólera nos últimos três anos.

De acordo com Francisco Duarte, gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Pernambuco, o município é área endêmica do vibrião colérico por ter problemas na qualidade da água e no sistema de saneamento básico.

Do início do ano até agora, 280 pessoas foram atendidas nos postos de saúde com sintomas de diarréia. Os moradores da cidade estão sendo orientados por agentes do Programa de Saúde da Família sobre cuidados básicos com a água e manipulação de alimentos. No ano passado foram identificados 21 casos de cólera em São Bento do Uma.