Fuga em massa no Carandiru liberta 120 presos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de novembro de 2001 as 12:01, por: cdb

Cento e vinte presos fugiram na manhã desta segunda-feira da Penitenciária do Estado, no Complexo do Carandiru, na Zona Norte. Os detentos escaparam por um túneis. Segundo o coronel Osvaldo Barros, comandante do Choque da Polícia Militar, a fuga aconteceu por volta das 9h30m pelas galerias de esgoto do complexo. Os túneis teriam sido feitos de fora para dentro.

Homens do Comando de Operações Especiais (COE) e da Tropa de Choque estão entrando nas galerias de esgoto do Complexo do Carandiru para verificar as saídas do túnel para residências da região.

Quatro presos já foram recapturados pela PM, que tem diversas viaturas no local além do helicóptero Aguia. Os fugitivos se espalharam pelas galerias. Os presos foram encontrados nos arredores da penitenciária.

Por causa da fuga no Carandiru, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a avenida Cruzeiro do Sul, na pista sentido centro-bairro, na esquina com a avenida Ataliba Leonel, cuja pista também está interditada no sentido Tucuruvi.

Homens do Terceiro Batalhão de Choque da Polícia Militar foram enviados para a Penitenciária.

No início da manhã, a PM tentou negar fuga. Segundo o capitão Souza do 3º Batalhão da Polícia Militar, que fica próximo ao complexo, eles receberam a informação de que haveria “alguma irregularidade pelo complexo do Carandiru”

– Acreditamos que haveria uma tentativa de salvação através de túneis, de fora para dentro do Complexo. Não podemos afirmar que houve fuga. A principio estamos verificando todas as galerias com o objetivo de entrar regularizar alguém ou alguma irregularidade – disse o capitão.

Não é a primeira vez que presos escapam da Penitenciária do Estado por um túnel. Em julho de 2001, 105 presos conseguiram ganhar a liberdade andando por baixo da terra.

Segundo a direção do Carandiru, toda semana agentes penitenciários fazem vistorias na rede de esgoto, do lado de fora do Complexo, com o objetivo de localizar possíveis túneis. Este ano já foram encontrados mais de trinta.