FST 2012: Rede FALP abre debate mundial sobre periferias em Canoas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 15:34, por: cdb

Inserido na programação do Fórum Social Temático 2012, Canoas e São Leopoldo realizam, a partir desta quarta-feira, 25, o Seminário Internacional de Cidades de Periferia – Rede Falp. Com o tema “Mudanças Climáticas: O desafio para metrópolis solidárias e sustentáveis”, esse evento é preparatório para o 3.º Fórum de Autoridades Locais de Periferia para Metrópoles Solidárias, que Canoas vai sediar no mês de junho de 2013.

O Seminário Internacional de Cidades de Periferia – Rede FALP é realizado entre os dias 25, 26 e 27, das 8 às 13h, Salão de Atos do Unilasalle em Canoas e Centro de Eventos da Prefeitura de São Leopoldo, inscrições podem ser feitas pelo e-mail fst2012canoas@gmail.com.

Rede ampla

Desde 2001, quando do primeiro Fórum Social Mundial, cidades e metrópoles reunidas no Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social e a Democracia Participativa (FAL) vem construindo alianças entre si, com os movimentos sociais e a cidadania. O objetivo é impulsionar formas inovadoras democráticas e inclusivas de gestão local. A partir do I Fórum de Autoridades Locais de Periferias para Metrópoles Solidárias, realizado com grande sucesso em 2006 em Nanterre, as cidades periféricas passaram a integrar essa articulação.

Em junho de 2010, o II Fórum de Autoridades Locais de Periferia para Metrópoles Solidárias, realizado em Getafe, Espanha, foi outro avanço neste movimento. Assim, o III Fórum de Autoridades Locais de Periferia para Metrópoles Solidárias vai marcar a consolidação dessa rede ampla e aberta de autoridades locais, substituindo modelos rígidos, centralizados e burocráticos, por uma organização horizontal e democrática, exercitando a solidariedade internacional e a cooperação descentralizada.

Confira a programação do Seminário Internacional de Cidades de Periferia – Rede Falp:

Quarta-feira 25/01/2012 – Canoas
8h – Credenciamento
8h30min – Abertura do Seminário
9h30min- Conferência com Sociólogo Boaventura de Souza Santos
10h30min – Mesa 01 – Mudanças climáticas e impacto nas cidades de periferia
Coordenador: Jairo Jorge, Prefeito de Canoas (Brasil)
Relator: Felipe Llamas Rede FAL (Espanha)
Outros participantes: Jean Paul Le Glou, Vice Presidente da Plaine Commune (França); Robert Abad, Diretor de Gabinete de Aubagne (França); Eduardo Tadeu, Prefeito de Várzea Paulista (Brasil);Antonio Zurita, Diretor Geral FAMSI (Espanha); Giovanni Camilleri, ART PNUD (Suíça) e Alberto Kleiman, Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República (Brasil)

Quinta-feira 26/01/2012 – Canoas
8h30minMesa 02 – Sustentabilidade e soluções para as periferias
Coordenador: Marília Campos, Prefeita de Contagem (Brasil).
Relator: Eduardo Mancuso, Rede FAL
Outros participantes: Oded Grajew, Programa Cidades Sustentáveis, da Rede Nossa São Paulo, Patrick Jarry, Prefeito de Nanterre (França), Jean-François Baillon, Vice-Presidente Conselho Seine-Saint-Denis (França), Lucas Ghi, Prefeito de Morón (Argentina), Gilmar Rinaldi, Prefeito de Esteio (Brasil), Oswaldo Baptista Duarte Filho, Prefeito de São Carlos (Brasil), Florence Laloe, Diretora Regional do ICLEI Brasil
11h – Lançamento do III FALP

Sexta-feira 27/01/2012 – São Leopoldo
8hEstação Canoas do Trensurb – Deslocamento até Estação São Leopoldo
Recepção dos palestrantes e convidados em São Leopoldo
9hMesa 03 – Água: mercadoria ou bem comum?
Coordenador: Antonio Aniesa, Plaine Commune (França)
Relator: Djamel Sandid, Rede FALP
Outros participantes: Ary Vanazzi, Prefeito de Sao Leopoldo (Brasil),Jairo Jorge, Prefeito de Canoas (Brasil),Robert Abad, Diretor de Gabinete de Aubagne (França), Luis Antonio Castro, Diretor do SEMAE São Leopoldo (Brasil), Jaime Morell, Diretor Gerente da AEOPAS (Espanha), Jorge Rodríguez, Coordenador Secretaria Técnica de Mercocidades (Uruguai), Sociólogo Boaventura de Souza Santos
11h – Continuação – Abertura para perguntas
12h30min – Encerramento do Seminário