FST 2012: cultura popular é debatida por lideranças de sete países e 15 estados em Canoas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 16:40, por: cdb

“O Ponto de Cultura e o Cultura Viva são projetos que tem um tripé teórico, formado pela autonomia, o protagonismo e o empoderamento social”. A declaração foi realizada na manhã por Célio Turino, um dos idealizadores dos programas Cultura Viva e Ponto de Cultura, durante o 1º Encontro Mundial das Redes dos Pontos de Cultura, realizado nesta quarta-feira, 25, no Parque Esportivo Eduardo Gomes (PEEG), em Canoas, na inserido na programação do Fórum Social Temático 2012. Participaram do encontro Representantes de 15 estados brasileiros (RS, PA, CE, SP, AM, MG, RJ, MT, BA, PR, DF, SC, AL, GO, ES), incluindo várias cidades gaúchas, e sete países (Costa Rica, Argentina, Paraguai, Nicarágua, Uruguai, Colômbia e Venezuela).

Além do intercâmbio de experiências locais entre os participantes, o evento envolveu apresentações culturais, informes, palestras temáticas (Diversidade cultural, Cidadania e Participação Democrática, Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável, etc), debates e a preparação de propostas para a Rio + 20. O Ponto de Cultura é a ação prioritária e o ponto de articulações das demais atividades do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Outras informações, no site http://www.cultura.gov.br/culturaviva/ponto-de-cultura/

Participaram também desse evento, o secretário municipal de Cultura, Flávio Adonis; a representante dos Pontos de Cultura no RS na CNPdC, Marly Cuesta; André Santos, representante da Prefeitura de São Leopoldo; a representante da Região Sul do Minc, Margareth Moraes e o representante da Associação Cultural José Martí, Ricardo Haesbaert.

Atividades no PEEG em Canoas nesta quarta-, 25 e sexta-feira, 26:

Encontro das Diversidades – Mostra Fotográfica, Diálogos, atividades de prevenção e saúde.

Cultural – Atividades organizadas pelas entidades Fauec, Bankoma Sul, S.O.S. Mulher social e Asé Ba&ya, tratando de temática de cultura, saúde e políticas para comunidades afrobrasileiras.

Jornadas Libertárias – debates sobre os atuais estágios do capitalismo global e seus desafios.

Oficina com Mana Bernardes: Criação e Design em busca de caminhos sustentáveis

Conhecendo a Palestina – exposição de indumentárias, artigos históricos e afins da Palestina

Atividades culturais e oficinas promovida pela FAUERS

Galpão do B.I.L. – Debates e shows de bandas independentes.

Capoeira em Canoas – Rodas de Capoeira, apresentações artísticas, oficinas

Shows musicais

O PEEG também concentra grandes atrações musicais. Além dos shows locais, com início a partir das 19h, na noite desta quarta-feira, 25, o cantor Nando Reis se apresenta no local. E na quinta-feira, 26, como atração especial do FST 2012, é a vez do cantor Gilberto Gil realizar apresentação no palco central.

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho