Frio e promoções dobram as vendas em Santa Catarina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de julho de 2001 as 11:16, por: cdb

O frio intenso provocou uma corrida às lojas de confecções e calçados em todo o Estado.

O clima de otimismo é geral no comércio. Depois de semanas de calor intenso e fraco movimento, os consumidores voltaram a comprar roupas pesadas. Tudo graças à queda nos termômetros, associada às promoções que foram antecipadas este ano.

No Beiramar Shopping, em Florianópolis, o incremento nas vendas foi considerado surpreendente. A gerente de marketing, Suzana de Souza Silveira, explica que o frio foi determinante para a recuperação do movimento.

Suzana destaca, no entanto, que a decisão dos lojistas de antecipar as liquidações – que chegam a 50% do preço – também foi responsável pela atração dos consumidores.

A grande vantagem para o consumidor é que este ano ele vai poder usar as roupas da liquidação ainda durante o Inverno, o que não acontecia nos outros anos. O mais comum era as pessoas comprarem as roupas e só usarem no ano seguinte.

Suzana acredita que parte do incremento das vendas se deva também às férias, que leva um número maior de pessoas ao shopping, inclusive turistas. “Vamos fechar este Inverno com vendas 15% maiores do que as registradas no ano passado”, diz.

No Shopping Entrelaços, em Florianópolis, houve uma “reação violenta” em vendas, como definiu o secretário da Associação dos Lojistas do Entrelaços, Milton Döll. Ele calcula que a demanda cresceu em torno de 60% nos últimos dias. Milton afirma que o frio foi determinante para esta mudança. “Como os artigos de Inverno têm um valor mais elevado, as pessoas realmente só compram quando estão precisando”, diz.

No Shopping Itaguaçu, em São José, a procura por roupas de Inverno dobrou. O presidente da Associação dos Lojistas, Paulo Augusto Milani, acredita que se o frio persistir durante o mês da agosto, os lojistas vão conseguir desencalhar o estoque.

Os lojistas do shopping Itaguaçu também apostaram nas promoções para atrair clientes. Mas a grande “queima”acontecerá na liquidação geral que está sendo programada para logo após o Dia dos Pais”, explica Milani.

Em Blumenau, o Shopping Newmarket também registrou incremento nas vendas com a chegada do frio. O presidente da associação dos lojistas, Raul Kegel, explica que os empresários já haviam iniciado as liquidações. “Os produtos estão entre 30% e 50% mais baratos”, afirma.