Frevo comemora cem anos

Arquivado em:
Publicado Sexta, 09 de Fevereiro de 2007 às 17:33, por: CdB

O frevo, um dos ritmos mais marcantes do Brasil, comemora cem anos nesta sexta-feira. A celebração conatrá com uma série de eventos comemorativos que vão culminar no próximo carnaval em Pernambuco. Selos dos Correios, discos, livros e, principalmente, orquestras típicas vão festejar a data, convencionada a partir da impressão da palavra "frevo" pela primeira vez no "Jornal Pequeno do Recife", em 9 de fevereiro de 1907.

Nesta sexta, a capital pernambucana anuncia um espaço dedicado ao ritmo, o Paço do Frevo, que ficará em um casa de 2.200 metros quadrados onde antigamente funcionava a empresa de telégrafos. O projeto custará US$ 5 milhões para a reforma do local e envolverá programas para a difusão do frevo e de capacitação para profissionais envolvidos com o ritmo.

O ministro Gilberto Gil, que está no Recife para o evento Feira Música Brasil, irá declarar em cerimônia o frevo como Patrimônio Imaterial do Brasil, título que deverá trazer apoio governamental à tradição.

Uma das principais atrações será a apresentação do dia do centenário na praça do Marco Zero, às 20h, com a presença do próprio Gil ao lado de nomes como Maria Rita, Lenine, Luiz Melodia, Geraldo Azevedo, além de Claudionor Germano, um dos maiores intérpretes de frevo da história.

Outra atração é a banda A Troça, que reinterpreta frevos clássicos e é formada pela geração mais nova da música pernambucana e ligado ao manguebeat, como Fred 04 (Mundo Livre S/A) e Siba (Mestre Ambrósio).

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo