Frente Parlamentar da Primeira Infância será lançada hoje

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de março de 2011 as 06:11, por: cdb

Deputados, senadores e representantes da sociedade civil lançam hoje a Frente Parlamentar da Primeira Infância.

O coordenador do grupo será o deputado Osmar Terra (PMDB-RS). Segundo ele, entre os propósitos da frente parlamentar está o aperfeiçoamento da legislação sobre a primeira infância no Brasil. Ele explica que as competências e habilidades humanas se formam nos primeiros anos de vida. “O que fizermos pelas crianças pequenas agora influenciará suas vidas para sempre”, disse.

Terra foi secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, estado que implantou em 2003 o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que hoje atende mais de 88 mil crianças de 0 a 6 anos, 58 mil famílias, 7 mil gestantes, conta com 2.351 visitadores e tem a adesão de 254 municípios gaúchos.

Foram convidados para lançamento ministros de Estado, representantes de organizações nacionais e internacionais de desenvolvimento infantil, deputados e senadores. Assinaram o termo de adesão à frente Parlamentar 224 parlamentares.

A solenidade será realizada às 18 horas, no plenário 5.

Audiência pública
Na quarta-feira (23), a Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública para debater a “Formação de Lideranças em Desenvolvimento na Primeira Infância”.

A audiência foi proposta pelo deputado Osmar Terra. Segundo ele, o debate vai ajudar os deputados a compreender melhor a importância dos primeiros anos de vida na formação de um indivíduo e de uma sociedade mais saudáveis, a partir de políticas públicas e de projetos de desenvolvimento da primeira infância.

“A promoção do desenvolvimento integral da criança é fundamental, não somente para o desenvolvimento de qualquer nação, mas sobretudo para a qualidade de vida de nossas crianças e de suas famílias”, disse ele.

Da Redação/WS