Frente de Esquerda é aprovada pelos três partidos socialistas

Arquivado em:
Publicado Quinta, 08 de Junho de 2006 às 08:19, por: CdB

O PSOL fechou, nesta quinta-feira, a aliança com o PSTU e o PCB para uma aliança com vistas às eleições de outubro deste ano. O acordo significa a formação da Frente de Esquerda, que deverá sustentar nas urnas candidatura da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) à Presidência da República. A aliança entre os partidos parecia caminhar sem problemas até que em abril o PSOL decidiu disputar a Presidência com César Benjamin (PSOL-RJ) como vice de Helena, e o PSTU, que reivindicava esta vaga, chegou a desistir de integrar a frente para lançar candidatura própria, mas desistiu da idéia e manteve o apoio à senadora.

- Nós achamos importante que haja uma alternativa que represente efetivamente os interesses da classe trabalhadora. Uma alternativa única da esquerda socialista é muito importante e foi em função de valorizar esta frente que fizemos o gesto e abrimos mão da vaga de vice de Heloísa Helena para viabilizar o acordo - disse a jornalistas o presidente do PSTU, José Maria de Almeida.

Na atual formação, o PSTU poderá indicar o candidato da coligação para o governo de Minas Gerais, além de candidatos ao Senado por São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Almeida acrescentou que a candidata do partido em Minas Gerais deverá ser Vanessa Portugal, que disputou a prefeitura de Belo Horizonte nas últimas eleições municipais. Para o Senado em São Paulo, deverá seguir Luiz Carlos Prates, secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Os nomes para a disputa do senado no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro ainda serão definidos. Já o PCB poderá indicar o vice da coligação para o governo de RS e SP, além de candidatos para o Senado por GO e RJ.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo