Freire e Ciro Gomes declaram apoio irrestrito a Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de outubro de 2002 as 17:04, por: cdb

“O partido com temos maior afinidade é o PT. É com a candidatura de Lula que temos maior convergência”, disse Freire, justificando a posição do partido para o segundo turno.

Freire conversou ontem à noite com o presidente nacional do PT, José Dirceu, e acertou os detalhes do apoio, mas queria conversar com Ciro antes de formalizar e divulgar a decisão.

Ciro Gomes tem dito a interlocutores que apesar de ser simpático à idéia de apoiar Lula contra José Serra (PSDB), estaria se sentindo ‘constrangido’ em declarar isso publicamente.

O ex-governador do Ceará alega que não gostaria de se posicionar de maneira contrária à de seu padrinho político, Tasso Jereissati, que é membro do PSDB e já declarou apoio à campanha de Serra.

No entanto, Ciro acabou acatando a decisão da cúpula do PPS e declarou seu apoio à candidatura de Lula. “Quem melhor representa uma candidatura de oposição e de renovação é o Lula. Não existe nenhuma incongruência em declarar esse apoio agora.”

Apesar de não haver nenhuma confirmação oficial, especula-se que Ciro poderá até mesmo ser convidado para participar de um eventual governo petista caso declare seu apoio a Lula.