França realiza teste com míssil nuclear de grande alcance

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 9 de novembro de 2006 as 13:51, por: cdb

A França fez o lançamento-teste de uma nova geração de mísseis balísticos intercontinentais pela primeira vez nesta quinta-feira, disseram testemunhas que estavam no local. O míssil M51 tem um alcance de 8 mil quilômetros, com 53 toneladas, 50% a mais do que o dos mísseis atualmente utilizados. Desenvolvido pela gigante aeroespacial européia EADS, o M51 também terá a capacidade de carregar mais munição do que o M45, que ele substituirá, e será armado com até seis ogivas.

“Este vôo experimental foi realizado sem carga nuclear e conforme o conjunto dos compromissos internacionais da França em termos de segurança, transparência e não-proliferação”, assinalou o ministério em um comunicado.

O disparo de teste foi acompanhado pela Direção Geral de Armamento reunida no centro de provas de lançamento de mísseis situado em Landas (sudoeste) e disparado de uma plataforma de testes em Biscarrosse, cerca de 70 quilômetros a sudoeste de Bordeaux. O míssil subiu verticalmente ao céu antes de curvar-se para oeste sobre o oceano Atlântico, deixando um rastro de fumaça branca.

Um policiamento intenso formou-se ao redor do centro de testes, para impedir a interrupção do lançamento por grupos ambientais. O míssil, lançado de um submarino, deve entrar em operação por volta de 2010. Sua maior precisão foi projetada para reduzir “danos colaterais”, de acordo com o Ministério da Defesa.