França promove campanha para que filhos levem os pais a museus

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de abril de 2004 as 15:43, por: cdb

Mais de 400 mil crianças poderão convidar seus pais em maio a participar do projeto “Leve seus pais ao museu”, com o qual se enriquecerá este ano a “Primavera dos Museus”, uma manifestação cada vez mais comum na Europa.

Cerca de 1.900 museus, 1.130 franceses e 770 de outros 31 países europeus abrirão suas portas no dia 2 de maio com o objetivo de divulgar a um maior número de visitantes sua riqueza e a diversidade de sua oferta cultural, anunciaram seus promotores. A entrada será gratuita em 95 por cento dos estabelecimentos franceses e em 83 por cento dos europeus participantes.

O sucesso desta iniciativa é crescente e considerável, já que, em 2003, participaram 576 museus de 27 países, como lembrou ontem à noite o ministro da Cultura da França, Renaud Donnedieu de Vabres, ao apresentar sua sexta edição.

O ministro destacou a importância da campanha “Leve sua família ao museu”, organizada em colaboração com o Ministério da Educação com crianças de 8 a 10 anos.

Neste âmbito, curadores e responsáveis pedagógicos dos 500 primeiros museus franceses associados apresentarão seus respectivos estabelecimentos a milhares de estudantes e entregarão a cada um deles um convite gratuito, para que entre 2 e 31 de maio possam visitá-lo em companhia de dois parentes ou adultos.

“História, histórias” é o tema 2004 da “Primavera dos Museus”. Sobre este tema, haverá oficinas, conferências, animações pedagógicas e outras atividades paralelas previstas em 1.200 museus europeus dos 1.900 participantes.