Foz está entre as cidades pré-selecionadas para locais de treinamento das Olimpíadas 2016

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 15:43, por: cdb

Foz do Iguaçu é uma das cidades pré-selecionadas como local de treinamento para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O Ginásio Costa Cavalcante foi considerado uma das 172 instalações de 73 municípios aptas a receber os atletas de vários países. A infraestrutura e o potencial turístico foram fundamentais para a Terra das Cataratas estar na lista divulgada ontem, 24, pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

O processo para cadastramento e seleção durou quase um ano. Neste período as instalações de cinco regiões do país foram avaliadas.  Também foram realizadas visitas técnicas aos locais.

Desde o início do processo de cadastramento dos municípios, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo esteve em permanente contato com a Embratur, que serviu de interlocutora com o Comitê Organizador dos Jogos.

A partir de uma criteriosa análise das informações e documentos enviados pelo Município no decorrer do ano de 2011, Foz do Iguaçu foi qualificada para estar entre as 131 cidades pré-finalistas. Na primeira etapa do processo de candidatura o Comitê  registrou interesse de quase 400 municípios.

Por atender os requisitos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais, a cidade passou para a etapa final, onde foram selecionadas as 73 cidades, que segundo o Comitê Organizador Rio 2016, atendem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paralímpicos de cada país possam trazer suas delegações de atletas para o Brasil no período de 30 dias que antecedem os Jogos, visando o aperfeiçoamento do treinamento, concentração e a aclimatação dos mesmos às condições locais.

Além do  Ginásio Costa Cavalcanti, outros 19 centros esportivos foram aprovados no Paraná. O estado é o terceiro no número de instalações esportivas cadastradas para treinamento, atrás apenas do Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas, e São Paulo.

“Foz do Iguaçu passou por critérios rigorosos durante a candidatura. A cidade mostrou que reúne estrutura em termos de equipamentos desportivos que lhe confere potencial para eventos esportivos. Tenho certeza que receber delegações Olímpicas e Paraolímpicas expandirá os benefícios dos jogos para nossa cidade,  a começar pelos investimentos que se espera do governo federal no tocante ao incremento da infraestrutura de serviços de apoio ao turismo, e consequentemente, a oxigenação da economia local, além da ampliação na divulgação e promoção do Destino Iguaçu”, comemorou o secretário de Turismo, Felipe Gonzalez.

Segundo ele, Foz é um grande centro de turismo brasileiro reconhecido no mundo, e agora também avança para ser palco dos eventos esportivos mais importantes do país, “tanto é que a Terra das Cataratas vem sendo vista como “13ª sede da Copa 2014”, o que proporcionará bons legados para a cidade e com isso a mesma passará a ser reconhecida além de grande destino para turismo de lazer,  de negócios e eventos técnicos, científicos e mercadológicos – também como destino para eventos desportivos das mais diversas modalidades”, ressaltou.

Centro de Eventos Esportivos ganha força – O projeto de construção do Centro Esportivos, elaborada pela Prefeitura, ganha força com a pré-seleção de Foz como local de treinamento das Olimpíadas Rio 2016.  O prefeito Paulo Mac Donald já tem uma reunião marcada com o ministro do Turismo Gastão Vieira, no final do mês, para tratar do assunto. O deputado João Arruda também deve participar do encontro.

A arena, prevista para ser construída próximo ao CTG Charrua, contará com ginásio, uma super estrutura de pistas para skate, MotoCross, área de estacionamento, praça de alimentação e também será destinada a outros eventos que podem ser na área cultural, religiosa ou de lazer.

“É um projeto moderno e arrojado, que vai colocar Foz no cenário de grandes programações nacionais e internacionais. Estamos nos preparando para os vários eventos esportivos”, projeta Mac Donald.

 

Fotos: AMN