Fox diz que México é a favor da paz na crise iraquiana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 8 de março de 2003 as 18:42, por: cdb

“Diante da possibilidade de uma guerra, que a humanidade pode ter que enfrentar nos próximos dias, em algumas horas (…) Não há dúvida de que nossa posição, nossa opção, é pela paz”, disse neste sábado o presidente do México, Vicente Fox.

Em seu programa de rádio “Fox contigo”, destacou que a opção do México é “conseguir o desarmamento do Iraque através do Conselho de Segurança da ONU, para que possamos ter uma paz duradoura, paz permanente.

Avisou que para alcançar o objetivo, “precisamos de um esforço dentro do Conselho de Segurança, para que o Iraque se desarme e assim fique garantida a paz”.

Fox disse ainda que o governo tomou as medidas necessárias de “blindagem” no campo da segurança nacional, “onde estamos movendo todo um dispositivo de segurança nas fronteiras, nas instalações estratégicas, de petróleo e litorâneas, tudo pensando na guerra e em possíveis atos de terrorismo”.

Para isso, acrescentou, “duplicamos nosso esforço nesta questão e trabalhamos de maneira integrada com autoridades canadenses e americanas”.

Fox destacou que no campo da Segurança Nacional deve-se estar alerta “contra atos de terrorismo, temos uma cooperação plena e trabalhamos intensamente para que a América do Norte fique bem protegida em matéria de defesa contra o terrorismo”.

Além disso, comentou que também há uma “blindagem” no campo econômico, onde se pretende garantir a estabilidade, o controle da inflação, poder aquisitivo e postos de trabalho dos mexicanos.