Fórum Senado Brasil 2012 debate processo de construção do país

Arquivado em:
Publicado Segunda, 22 de Outubro de 2012 às 08:03, por: CdB

O segundo ciclo de debates do Fórum Senado Brasil 2012 começa nesta terça-feira (23) com o tema "Brasil – construção permanente". O fórum é aberto ao público e acontece até quinta-feira (25), a partir das 18h30, no auditório do Interlegis.

O evento é promovido pela comissão técnica criada pelo presidente José Sarney (PMDB-AP) para organizar seminários e eventos que discutam grandes temas da atualidade. O presidente da comissão, o ex-ministro da Cultura Jerônimo Moscardo, ressaltou que os debates visam avaliar a primeira década do século 21 e pensar o futuro.

No primeiro ciclo do fórum, o tema "Democracia em tempos de mutações" foi tratado em palestras e debates realizados durante 11 dias.

Nessa segunda etapa, os conferencistas vão abordar, entre outros assuntos, a identidade nacional; a responsabilidade do Brasil diante de um novo momento da história; e o processo de construção e degradação do país. As reflexões sobre os temas incluem contribuições da História moderna e contemporânea, bem como da Psicanálise e Psicologia.

As inscrições para participar das palestras são gratuitas e podem ser feitas no site do Fórum, onde está disponível a programação completa do seminário.

Programa

A palestra de abertura, na terça-feira (23), será com o psicanalista e psiquiatra professor de pós-graduação do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Benilton Bezerra. Ele discutirá com os convidados o tema "Identidade e vida subjetiva: como é ser sujeito no Brasil". Em sua análise, a sociedade brasileira parece paradoxal, pois, ao mesmo tempo em que valoriza o indivíduo e defende a igualdade, mantém desigualdades sociais.

Na quarta-feira (24), o historiador Francisco Carlos Teixeira, especialista em História Social do Brasil, abordará o tema "Brasil, tempo presente". Em sua avaliação, o Brasil é um país de sucesso, apesar de ainda possuir focos de crise e ter grandes desafios a enfrentar. O tipo de responsabilidade que essa situação gera para o país será colocada à reflexão pelo historiador.

E no encerramento do seminário, quinta-feira (25), o mestre em Filosofia e doutor em teoria psicanalítica, Auterives Maciel Júnior, apresenta a palestra "Construção e degradação do Brasil – quando o interesse se sobrepõe ao desejo".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo