Fórum Permanente debate rumos da Educação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 06:37, por: cdb

A sexta edição do Fórum Permanente de Educação Municipal discutirá rumos da educação pública no Brasil quais são as estratégias e ações necessárias para se atingir uma educação de qualidade. Na edição de 2012, o eixo temático escolhido foi “Educação: onde estamos e onde precisamos chegar”. Para debatê-lo, grandes nomes estão confirmados, como o da filósofa Viviane Mosé, da PhD em Educação Ana Canen e da vice-prefeita, Marilena Garcia. O fórum acontece nesta quinta-feira (29), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, das 8h às 16h.

O tema foi escolhido, já que, de uma maneira geral, os índices da educação pública no Brasil ainda estão muito aquém das metas estabelecidas para 2021, que é de 6,0 para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

– Há grandes problemas em todo país que precisam melhorar os índices com relação à educação. A partir disso, surgiu a idéia de discutir o tema “Educação: onde estamos e onde precisamos chegar”, para identificarmos mecanismos necessários para atingir o que consideramos uma educação de qualidade. Queremos aproveitar o fórum, que tem a legitimidade de participação de profissionais da Educação, para ajudar a construir as políticas públicas do município para podermos equacionar estas questões, diz o secretário de Educação, Guto Garcia.

Durante o evento, será realizada uma homenagem a profª. Ângela Maria Pessanha Lima e, logo depois, a palestrante Viviane Mosé fala sobre “Os desafios da educação na nova sociedade do conhecimento”, que é uma reflexão importante com relação ao conteúdo e as demandas que precisam ser atualizadas e redimensionadas nesta nova sociedade do conhecimento. O tema terá como debatedora a professora e vice-prefeita, Marilena Garcia:

– Assisti a palestra da Viviane Mosé durante um evento do MEC na qual foi aplaudida de pé por todos os presentes. Pela qualidade das informações que ela nos trouxe, achei que seria uma boa escolha para o Fórum Municipal de Educação. Acredito que a palestra será essencial para aprofundar o tema para as discussões subsequentes, afirma o secretário, lembrando que com a discussão do tema, perderão ser criados outros parâmetros que se fazem necessários para essa nova geração. “Não dá para pensar na educação sem fazer uma remodelação baseada nestes novos paradigmas e formas de comunicação. É uma reflexão importante para pensar nos próximos passos a seguir”, explica.

Além da apresentação das políticas públicas educacionais promovidas pela Secretaria de Educação de Macaé, a profª. Ana Canen ainda fará o lançamento da Proposta Pedagógica (PPP): “Será a primeira vez que a Secretaria de Educação terá uma proposta como esta para nortear o trabalho. Ela terá como eixo prioritário a questão da diversidade, já que cada aluno aprende de maneira diferente e vive uma realidade diversa do outro. E a escola tem que criar possibilidades de garantir o aprendizado a todos”, complementa o secretário.

Já na sexta-feira (30), das 8h às 16h30, na Cidade Universitária, serão realizados os grupos de discussão, onde serão debatidos quatro subeixos: “Diversidade e Processo Educativo”, “Organização do tempo e do espaço escolar na diversidade”, “Evasão e diversidade” e “Produção do conhecimento: progressão parcial/reprovação”. A partir daí, serão apresentadas as propostas na Plenária Ampliada do Fórum Permanente de Educação Municipal:

– Nos grupos de discussão efetivamente acontecem contribuições mais importantes por contar com a participação das pessoas que vivem os problemas do dia a dia da escola e precisam ajudar a construir esta nova política pública para educação. É um fórum que possui um momento de reflexão importante, além da discussão que se transforma em proposições, que são enviadas ao secretário de Educação para que sejam efetivadas. É a sexta edição do fórum e penso que já alcançamos muitos ganhos, como a eleição de diretores e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério, que foi amplamente discutido durante fóruns anteriores, afirma a coordenadora do Fórum Permanente, Julia Abreu.

O Fórum Permanente de Educação Municipal conta com a participação dos profissionais da Educação, além de todos que têm interesse na construção de políticas públicas eficientes para a educação.

Palestrantes

A filósofa Viviane Mosé é psicóloga e psicanalista; mestra e doutora em filosofia; escritora; apresentadora, em 2005 e 2006, do quadro “Ser ou não ser”, no Fantástico, da TV Globo; apresentadora do programa Liberdade de Expressão, na Rádio CBN; consultora sênior, de 2007 a 2009, da equipe de reformulação curricular da Secretaria de Educação de Espírito Santo. Já Ana Canen é doutora em Educação pela Universidade de Glasgow emestre em Educação pela PUC-RJ, e pesquisadora do Proedes, UFRJ.