Fórum Nacional de Comunicação Indígena pede por uma política diferenciada de comunicação e informação de seus povos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de novembro de 2012 as 16:42, por: cdb

Teve início ontem (26) e segue até sexta-feira (30) em Cauca, na Colômbia, o Fórum Nacional de Comunicação Indígena, que este ano tem como tema e pede ‘Por uma política diferenciada de comunicação e informação para os povos indígenas da Colômbia’. O Seminário está sendo realizado na Universidade Autônoma Indígena Intercultural – UAIIN, no Bairro da Aldeia.

A abertura do evento, promovido pelo Conselho Regional Indígena de Cauca (CRIC), deu lugar a um ritual de harmonização e agradecimento à Pachamama pela boa fluidez da vida, das ideias e do Fórum. O chamado pretendia valorizar a espiritualidade dos povos, como fundamento da vida e da cultura.

De acordo com a convocatória do encontro, “busca-se identificar coletivamente o sentido da comunicação indígena no contexto de nossos territórios, bem como mostrá-la alternativa à mercantilização da palavra e visibilizar o seu caminhar por todo o continente Abya Yala”.

Cerca de 300 pessoas estão participando do Fórum, entre eles/as representantes de diversas organizações e coletivos de comunicação indígenas, experiências internacionais, instituições governamentais e acadêmicas, entre outras.

Os objetivos do encontro são realizar intercâmbios de experiências comunicativas, fortalecer o trabalho de articulação em redes no país, estabelecer uma agenda própria de comunicação e informação dos povos indígenas, pensar o papel da comunicação indígena como eixo transversal nos processos organizacionais e em todos os aspectos da vida comunitária e coletiva do território, entre outros.

Acesse o Site Oficial do Fórum: www.cric-colombia.org/fnci