Fórum Local do ‘Cidade de Paz’ reúne cerca de 120 pessoas no Território Montanhão

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Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 09:23, por: cdb

O primeiro fórum local do programa Cidade de Paz reuniu cerca de 120 pessoas no Território Montanhão, na Emeb Irmã Odete, na noite desta terça-feira (28/2). O encontro, com proposta para ser permanente, estimula a comunidade a debater problemas locais e a monitorar, avaliar e acompanhar os diversos projetos e ações da cultura da paz na região.

Participaram do evento associações de moradores, entidades religiosas, lideranças comunitárias, representantes da Prefeitura de São Bernardo, Polícia Militar, guardas civis municipais, moradores da região e diversos setores da sociedade.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a construção do programa Cidade de Paz só é possível com a participação de toda a comunidade.

O fórum, dividido em cinco grupos, debateu diversas ações locais e apresentou as propostas Repórteres da Paz, A paz depende de nós, Multiplicadoras da Paz, Dia das Boas Ações, caminhada da paz no bairro, trabalhar com as famílias a prevenção ao uso de substâncias químicas (psicoativos), rodas de conversa e promoção de aproximação entre pais e filhos e outros setores da sociedade para divulgar informações.

Também foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para colocar as ações em prática. A próxima reunião do fórum foi agendada para 22 de maio, no mesmo local.

Cidade de Paz – Trata-se de um programa da Prefeitura de São Bernardo do Campo que concentra ações, projetos e serviços em um mesmo local, visando a prevenção à violência e ao fomento da cultura de paz e convivência. Vários projetos são realizados em parceria com o governo federal.

O programa foi lançado no Território Montanhão em setembro de 2011, contemplando os bairros Vila São Pedro, Vila Esperança e Jardim dos Químicos. Entre os projetos já em andamento estão o Mulheres da Paz, Protejo, Esporte e Lazer da Cidade, Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência, Tempo de Escola e Agentes de Leitura.