Fórum irá reunir empresários locais e representantes da administração municipal, Polo Industrial e de instituições de ensino Publicada em 27/02/2012 às 18:02

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 15:17, por: cdb

Foto: Nelinho Oliveira
Fórum potencializa as oportunidades no Polo Industrial

O Fórum Camaçari, Polo de Oportunidades acontece nos dias 13 e 14 de março, na Cidade do Saber. Promovido pela Prefeitura de Camaçari e o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), o evento vai reunir representantes da administração municipal, do empresariado local, Polo Industrial e de instituições de ensino.

A abertura do fórum acontece no dia 13, às 8h30, no Teatro da Cidade do Saber. Em seguida, às 9h30, será realizada uma mesa redonda com o tema Perspectivas de Desenvolvimento Econômico e Social de Camaçari para os próximos cinco anos. 

Mediada pelo pró-reitor de Pós-Graduação da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), José Cláudio Rocha, a mesa redonda terá como expositores o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, os superintendentes do Cofic, Mauro Guimarães, e da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, Paulo Roberto Guimarães, além do coordenador Executivo da Casa Civil do Estado, Jader Farias.

Às 10h serão realizados debates e às 11h30 acontece a inscrição nos workshops. Durante a tarde do dia 13, a partir das 13h30, acontece o workshop sobre Polo Acrílico, no auditório 4 da Cidade do Saber, apresentado por profissionais da Basf.  

O objetivo é discutir as oportunidades para o desenvolvimento da nova cadeia produtiva gerada pelo Complexo Acrílico da Basf e sua integração com parceiros e fornecedores locais. Participam da mesa profissionais da Prefeitura, Cofic, Kimberly Clark, Braskem, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial).  

O segundo dia do Fórum (14) terá outros dois workshops. Às 8h30, no auditório 4, acontece o workshop Comércio, Serviço e Turismo, apresentado pela CDL, ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari) e o Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região Metropolitana (Sincomcam). Desta vez, o intuito é identificar e discutir as necessidades e oportunidades do setor e a integração com novos empreendimentos instalados no Polo Industrial.

O workshop Qualificação de Fornecedores e Formação de Mão de Obra começa a partir das 13h30. Será apresentado pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Sebrae (Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas), UFBA (Universidade Federal da Bahia), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), CDL e Cofic.
Na ocasião, serão discutidas as necessidades por serviços e mão de obra, alternativas para qualificação de empresas e formação de profissionais para atender o novo ciclo de desenvolvimento econômico e social do Município.

As propostas discutidas durante o Fórum serão sistematizadas às 16h30. A partir disso, será criada uma comissão para construir uma agenda positiva, que, após analisada, será entregue as autoridades para acompanhar a implantação faz medidas propostas.