Fórmula-1 planeja o uso de energia limpa a partir de 2011

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Fevereiro de 2007 às 09:46, por: CdB

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou que o sistema de energia limpa será introduzido apenas em 2011, um ano após a previsão inicial. No novo pacote para a categoria, a federação exigirá que os carros reutilizem a energia desperdiçada em forma de calor, assim como os gases liberados. A equipe Honda se juntou ao grupo de empresas preocupadas com a destruição do meio ambiente e ao aumento das temperaturas.

O sistema estudado pelos engenheiros reutiliza a energia dissipada em forma de calor para a propulsão dos carros e aproveita os gases produzidos pelos sistemas de exaustão. A medida já poderia valer para o campeonado de 2009, mas a FIA optou por adiar a inovação após definir os motores que serão utilizados a partir de 2011, que podem conter turbo de alta eficiência, limite de fluxo de combustível, injeção direta, redução do tamanho dos motores para limitar seus giros a 15 mil rpm e biocombustível de uso livre, com limitação de fluxo máximo de energia em vez de fluxo de combustível.

A Federação acrescentou que pretende liberar alguns dispositivos de auxílio de pilotagem, como controle de tração, suspensão ativa e câmbio automático, desde que tais instrumentos estejam "disponíveis para venda para qualquer equipe, em um preço razoável".

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo