Formação do Consec é discutida com dirigentes municipais em Cascavel

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 14:21, por: cdb

Para explicar como será a formação do Consec (Conselho Estadual de Cultura), veio a Cascavel, hoje (29), o coordenador de incentivo à cultura, Maurício Stunitz Cruz, da Secretaria de Estado da Cultura. O encontro reuniu mais de 30 dirigentes municipais, ligados à Aceo (Associação Cultural do Extremo Oeste), entidade vinculada à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

O coordenador de incentivo à cultura, Maurício Stunitz Cruz, explica que o Consec será formado por 36 membros, sendo 18 integrantes ligados ao governo e o restante da sociedade civil. “Queremos que até o fim desse semestre o conselho estadual seja formado, para que possamos dar continuidade ao processo de implantação do Sistema Estadual de Cultura”, comenta.

Entre os 18 representantes da sociedade civil, estarão oito pessoas que representarão as macrorregiões do Estado. Para a eleição desses membros, é necessária que sejam feitas conferências municipais de cultura, em que serão definidos os delegados-eleitores. “Na formação desse colégio eleitoral, utilizamos o critério demográfico, assim quanto maior for o número de habitantes em um município, mais delegados-eleitores serão escolhidos”, detalha Cruz.

A secretária de Cultura de Cascavel, Judet Bilibio Haschich, confirma que a Conferência Municipal de Cascavel será realizada no dia 17 de março, às 8 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer. “De acordo com o número de habitantes de Cascavel, que possui mais de 280 mil moradores, vamos poder escolher cinco delegados-eleitores que irão eleger o representante da nossa macrorregião”.

Para o presidente da Aceo, Juca Rodrigues, a formação do conselho estadual é uma grande vitória para a sociedade e a classe artística. “Com os conselhos tanto nacional, estadual e até municipais se cria uma cadeia organizada, o que contribuiu para a promoção da cultura. Sem um sistema integrado não é possível um diálogo entre poder público e a sociedade”.

O Consec é uma peça importante na implantação do Sistema Estadual de Cultura, já que terá como atribuições participar da elaboração e acompanhar a execução do Plano Estadual de Cultura, participar da formulação do Plano Anual de Ações, definir e aprovar os editais do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura) e cooperar com os conselhos de política cultural nas esferas municipal, estadual e federal.