Forças de segurança debatem Operação Copa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 09:22, por: cdb

Equipes do quadro de segurança pública do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba reuniram na última sexta-feira (23) para debater temas que envolvem a preparação da Copa do Mundo 2014 no Paraná.

Participaram integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Federal, Polícia Científica, Guarda Municipal, Setran, Detran, Abin, Defesa Civil, Casa Militar e Corpo de Bombeiros.
 
Também participaram da reunião, na Secretaria de Estado da Segurança Pública, o secretário estadual para Assuntos da Copa de 2014, Mário Celso Cunha, o deputado estadual Mauro Moraes, presidente da Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa, e o vereador Jorge Yamawaki (PSDB), integrante da Comissão da Copa da Câmara Municipal.
 

“Este balanço que estamos fazendo dos preparativos da Copa é uma oportunidade para ampliar nossas ações, com projetos e programas que estão sendo debatidos na Câmara Temática”, ressaltou o secretário estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha.

O deputado Mauro Moraes destacou o trabalho realizado pelo Governo do Estado. “Estamos recuperando o tempo perdido em termos de segurança, e certamente até o final do mandato do governador Beto Richa teremos grandes avanços e resultados positivos para nossa segurança pública”, disse.

Qualificação – O presidente da Câmara Temática da Segurança, da Secretaria da Copa, Major CB Nelson Ademar Piske, fez uma apresentação dos planos de operação, cursos de qualificação e planejamento até o mundial 2014.

“Já elaboramos um plano, com a criação da Comissão Estadual de Segurança para Assuntos da Copa, que junto com a Secretaria Extraordinária do Ministério da Justiça estabelecerá o planejamento entre os órgãos e entidades envolvidos com a segurança do evento, conforme o regimento interno”, afirmou Piske.

 “Em Curitiba o nosso efetivo vai contar com o dobro dos policiais que existem hoje, ampliando a ação preventiva para a Copa. Também estamos implantando o sistema de serviço policial voluntário, que contribuirá nos serviços administrativos”, disse o subcomandante da PM, Coronel César Alberto de Souza. “Todos os 76 bairros de Curitiba receberão serviços móveis de policiamento, garantindo maior tranquilidade à nossa população”.

“Em abril será anunciado outro grande pacote para a segurança pública no Estado, e isto incluí programas que visam à segurança na Copa”, disse assessor especial da Secretaria da Segurança Pública, Daniel Conde Falcão ,que representou o secretário Reinaldo de Almeida César na reunião.

O secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo, participou da reunião e garantiu importantes ajustes para melhor circulação e controle do trânsito na cidade.
 

“Nós também estamos elaborando um plano para utilização de bicicletas, criando alternativas juntos aos pontos turísticos, rede hoteleira e outros pontos, com aluguel de bicicletas”, afirmou Araújo.

Também participaram da reunião representantes do Instituto Médico Legal (IML), Celepar, Observatório das Metrópoles e outros setores da sociedade organizada.
 

O encontro de sexta-feira marcou o encerramento do primeiro ciclo de debates das nove Câmaras Temáticas em 2012. As próximas reuniões serão no mês de maio.