Fome Zero tem início nesta segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 2 de fevereiro de 2003 as 21:00, por: cdb

O ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, lança na segunda e na terça-feira o Programa Fome Zero nos municípios de Guaribas e Acauã, no Piauí. As duas localidades foram escolhidas como cidades-piloto do programa por registrarem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Graziano entregará a 1.000 famílias que vivem com menos de um dólar por dia o cartão-alimentação, que dará direito a 50 reais por mês, a partir de 27 de fevereiro.

O primeiro local a ser visitado será Guaribas, onde Graziano dará posse ao comitê gestor do programa e se reunirá posteriormente com os professores cadastrados para a alfabetização de adultos.

O lançamento do cartão-alimentação será feito em campo aberto, com a presença de toda a comunidade.

No mesmo local, o governador do estado, Wellington Dias, anunciará as políticas a serem desenvolvidas na cidade, como a construção imediata de 70 casas populares e o programa Sede Zero, para levar água potável às residências.

Dias lembrou que o Programa Fome Zero não vai apenas distribuir comida.

“O programa vai muito além: vai buscar erradicar a pobreza do país, investir em saneamento básico e dar educação e dignidade às pessoas”, observou. “Com a participação da sociedade, é possível acabar com a pobreza do Brasil em vinte anos”.

Graziano visitará as casas de alguns moradores beneficiados pelo programa.

Antes de seguir para a outra cidade do semi-árido a ser visitada, a comitiva passará por Cristino Castro, para reunião do ministro com os secretários do estado do Piauí envolvidos com o Fome Zero.

Na manhã de terça-feira, o ministro irá à Câmara de Vereadores de Acauã a fim de empossar os membros do comitê gestor e lançar o cartão-alimentação.

Na creche da cidade, o ministro se encontrará com os professores capacitados para a alfabetização de adultos e com os agentes comunitários de saúde.

Graziano também visitará uma casa e passará pelo mercadinho da estrada, no bairro de Baraúna.