O ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, lança na segunda e na terça-feira o Programa Fome Zero nos municípios de Guaribas e Acauã, no Piauí. As duas localidades foram escolhidas como cidades-piloto do programa por registrarem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Graziano entregará a 1.000 famílias que vivem com menos de um dólar por dia o cartão-alimentação, que dará direito a 50 reais por mês, a partir de 27 de fevereiro.
O primeiro local a ser visitado será Guaribas, onde Graziano dará posse ao comitê gestor do programa e se reunirá posteriormente com os professores cadastrados para a alfabetização de adultos.
O lançamento do cartão-alimentação será feito em campo aberto, com a presença de toda a comunidade.
No mesmo local, o governador do estado, Wellington Dias, anunciará as políticas a serem desenvolvidas na cidade, como a construção imediata de 70 casas populares e o programa Sede Zero, para levar água potável às residências.
Dias lembrou que o Programa Fome Zero não vai apenas distribuir comida.
“O programa vai muito além: vai buscar erradicar a pobreza do país, investir em saneamento básico e dar educação e dignidade às pessoas”, observou. “Com a participação da sociedade, é possível acabar com a pobreza do Brasil em vinte anos”.
Graziano visitará as casas de alguns moradores beneficiados pelo programa.
Antes de seguir para a outra cidade do semi-árido a ser visitada, a comitiva passará por Cristino Castro, para reunião do ministro com os secretários do estado do Piauí envolvidos com o Fome Zero.
Na manhã de terça-feira, o ministro irá à Câmara de Vereadores de Acauã a fim de empossar os membros do comitê gestor e lançar o cartão-alimentação.
Na creche da cidade, o ministro se encontrará com os professores capacitados para a alfabetização de adultos e com os agentes comunitários de saúde.
Graziano também visitará uma casa e passará pelo mercadinho da estrada, no bairro de Baraúna.