Folha e Estado fundam a maior empresa de distribuição da América Latina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de setembro de 2001 as 14:19, por: cdb

A “Folha de S.Paulo” e “O Estado de S.Paulo”, os dois maiores e mais influentes jornais do país, anunciaram hoje a criação de uma empresa de distribuição de jornais, a S.Paulo Distribuição e Logística Ltda., capaz de distribuir mais de 1 milhão de exemplares por dia. Cada um dos grupos terá 50% de participação na empresa, que será a maior da América Latina. Os dois jornais mantêm seus projetos editoriais independentes.

Além da Folha e de “O Estado”, a S.Paulo Distribuição e Logística vai entregar o “Agora SP”, jornal publicado pelo Grupo Folha, e o “Jornal da Tarde”, do Grupo Estado. A nova empresa terá capacidade de distribuir produtos para mais de 700 mil domicílios em todo o país, diariamente.

Segundo Luís Frias, presidente do Grupo Folha, a revolução digital fez com que a competição se concentrasse na qualidade editorial de cada produto e não mais na distribuição. “Nada mais lógico que aumentar a eficiência para os assinantes e leitores dos dois lados via aumento de escala”, afirmou.

Para o superintendente do Grupo Estado, Francisco Mesquita Neto, a parceria entre os dois grupos segue uma tendência mundial. “É uma forma de atender, com uma logística sofisticada, a demanda crescente e variada de seus clientes quanto a horários de entrega, serviços e qualidade.”

A empresa deve atingir sua capacidade máxima em agosto de 2002, quando prevê assumir a distribuição completa de todos os produtos do Grupo Folha e do Grupo Estado. A operação deve gerar redução de custos de 20% para cada um de seus controladores, além de aumentar a eficiência e a qualidade do processo.

Ainda não foi divulgado o nome do principal executivo da companhia.