FNP e Frente Parlamentar de Transporte Público debatem desoneração do setor

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 14:44, por: cdb

Publicada em 27/03/2012, às 17h43

Por Loureta Samora

FNP e Frente Parlamentar de Transporte Público debatem desoneração do setor

Foto Divulgação

O prefeito de Vitória e presidente da FNP, João Coser, afirmou que a mobilidade urbana é um dos temas centrais da agenda da Frente

A desoneração dos transportes públicos e a redução dos preços das tarifas foram abordadas durante reunião realizada, nesta terça-feira (27), entre a direção da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Frente Parlamentar de Transporte Público.

O senador Ricardo Ferraço lembrou que o debate sobre os dois temas remonta a 2003 e pediu o apoio da FNP para promover uma articulação integrada que resulte em um consenso político para aprovação do Projeto de Lei 310/210, em tramitação no Congresso Nacional. “Queremos agilidade na tramitação”, explicou Ferraço.

“Tenho certeza que teremos a desoneração e que ela vai beneficiar os usuários, baixando o valor das passagens”, afirmou o deputado federal Mauro Lopes (MG), presidente da Frente Parlamentar de Transporte Público.

“O problema dos grandes centros urbanos é a mobilidade urbana”, reforçou o deputado federal Mario Negromonte (BA). O parlamentar lembrou que o hoverno Federal planeja investir mais de R$ 30 milhões nesta área. “Sabemos que isso não é tudo. Esse é o momento de lutarmos pela desoneração.”

O prefeito de Vitória e presidente da FNP, João Coser, afirmou que a mobilidade urbana é um dos temas centrais da agenda da Frente. João Coser lembrou que, durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que começa nesta terá-feira (27), em Brasília, será lançada a Cartilha da Mobilidade Urbana, que orienta os municípios sobre a implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovada em janeiro de 2012.

Na tarde desta terça-feira, o barateamento da tarifa do transporte público também foi abordado durante a 61ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. Durante a reunião da FNP com a Frente Parlamentar de Transporte Público ocorreu uma apresentação sobre o sistema BRT (Bus Rapid Transit), modalidade de transporte de massa já implementado em Curitiba, no Paraná.

Com edição de Deyvison Longui