Fluxo positivo de recursos leva Bovespa a ampliar recorde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 as 19:33, por: cdb

A Bolsa de Valores de São Paulo subiu pelo quinto dia seguido nesta quinta-feira e renovou seu recorde histórico, diante de um forte fluxo de recursos externos.

Na mínima do dia, o principal indicador da bolsa paulista chegou a recuar 1,64 %, mas a entrada de recursos garantiu a alta de 0,39 % do Ibovespa, que fechou a 26.415 pontos.

Pela manhã, o IBGE divulgou os dados da produção industrial de dezembro, que vieram abaixo do esperado, mas revisou para cima os de novembro e outubro. O mercado usou o número de dezembro como pretexto para embolsar lucros.

“O dia começou meio azedo e depois melhorou. Acredito que seja fluxo sim. O (índice norte-americano) Dow também deu uma bela melhorada”, comentou o operador da corretora Fator Américo Reisner. No final do dia o Dow Jones subia quase 1%.

O volume financeiro foi de 1,6 bilhão de reais, novamente superando a média diária do mês passado, de 1,26 bilhão de reais –o que aconteceu em todos os dias de fevereiro.

“Está entrando fluxo de estrangeiro direto na bolsa”, disse o gestor de renda variável da GAP Asset Management Ivan Guetta.

Os setores elétrico e de telecomunicações lideraram os ganhos. As preferenciais da Telemar subiram 1,44%, para 42,20 reais, acumulando valorização superior a 14 % em cinco sessões. No mesmo período, o Ibovespa exibe alta de 9,38 %.