FLORAM participa da Campanha de Prevenção do Câncer de Pele

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 13:42, por: cdb

foto/divulgação:

Plantio das mudas

Nos dias 28 e 29 de fevereiro o Departamento de Educação Ambiental esteve presente em evento promovido pelo DESABES (Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor-Secretaria Municipal de Educação) com cerca de 80 professores de educação física que atuam nas unidades educativas municipais, CEC e ONG conveniadas.

 

O evento teve como foco a continuidade do desenvolvimento do Programa Escola Promotora de Saúde – Prevenção do Câncer de Pele. Um dos pontos desenvolvidos durante a palestra ministrada pela Dra. Senen, Oncologista do CEPOM, foi a importância das barreiras físicas como medidas preventivas, para além da barreira química proporcionada pelo protetor Solar.

 

“Proporcionar barreiras físicas através do sombreamento utilizando cobertura vegetal, ou seja o plantio de árvores” destacou Silvane Dalpiaz do Carmo, Bióloga do DEPEA. Lembrou aos profissionais da rede municipal que o projeto de “Ajardinamento e Arborização das Unidades Educativas” acontece desde 2000 e os técnicos da FLORAM podem executá-lo assim que as Unidades Educacionais solicitarem.

 

O procedimento é simples. A UE entra em contato com DEPEA (33380021), agenda uma visita técnica, os técnicos realizam a vistoria, fazem intervenção com o grupo de profissionais e alunos da unidade e realizam o plantio das mudas juntamente com as crianças.

 

Ainda durante o evento, a Bióloga do Departamento, lembrou aos professores que o plantio das árvores, além de servir como barreira física para prevenção do câncer de pele, pode contribuir para diminuição do aquecimento, aumento do sequestro de carbono, barreiras sonoras, recuperação de fauna, além de deixar o local mais agradável e belo.