Flashmob dos bolseiros da FCT no dia 27

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 25 de junho de 2012 as 08:38, por: cdb

Bolseiros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) estão a convocar (evento no facebook) uma flashmob para a próxima 4ª feira, 27 de junho, às 13 horas junto à Loja do Cientista da FCT, na Av. D. Carlos I em Lisboa. Os bolseiros protestam contra atrasos nos pagamentos das bolsas e do seguro social voluntário.Artigo |25 Junho, 2012 – 15:33 Os bolseiros protestam contra atrasos nos pagamentos das bolsas e do seguro social voluntário.

No vídeo abaixo, são denunciadas dificuldades por que passam alguns bolseiros de investigação e que têm sido negadas por Nuno Crato (Ministro da Educação e Ciência) e Miguel Seabra (Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT). Segundo salientam, “os atrasos nos pagamentos das bolsas da FCT e do seguro social voluntário são, muitas vezes, insustentáveis”.

Na página da comissão de bolseiros da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), é também divulgado que no dia 5 de julho, terá lugar uma outra ação de protesto dos bolseiros convocada pela direção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC). Será uma concentração, em frente ao Ministério da Educação e Ciência, na estrada das Laranjeiras, em Lisboa, pelas 15h. De acordo com o site da ABIC (abic-online.org), “os bolseiros de investigação têm vindo a sofrer, em particular nos últimos meses, severos ataques às suas condições de trabalho e de vida” e a ação de protesto defende: “o fim dos atrasos nos pagamentos das bolsas e da Segurança Social” e “Contratos de trabalho e melhores condições para quem trabalha em Ciência”.