Flamengo tem que vencer a Lusa para se afastar da zona de rebaixamento

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 9 de novembro de 2002 as 19:14, por: cdb

A luta do Flamengo contra o vexame terá mais um capítulo neste domingo. Na 23ª colocação do Campeonato Brasileiro com 25 pontos e ameaçado pelo rebaixamento, o Rubro-negro enfrenta a Portuguesa, no Canindé, em busca da tranqüilidade necessária para disputar os dois últimos jogos.

De acordo com matemáticos de plantão, o Flamengo tem 37% de chances de ser rebaixado para a segunda divisão. Depois da Lusa, o time rubro-negro encara o Palmeiras – que também luta contra o rebaixamento -, no Parque Antártica, e o Guarani, no Maracanã.

O Flamengo vai pegar um adversário abatido pela goleada sofrida para o Corinthians, resultado que sepultou de vez as esperanças de classificação. Mas, ao mesmo tempo, atento ao risco do rebaixamento. Com 27 pontos em 22 jogos, a Portuguesa é o 17º colocado na tabela da competição, ainda com 10% de chances de ficar entre os quatro últimos.

O técnico Evaristo de Macedo terá a volta de jogadores importantes. O lateral-esquerdo Athirson e o atacante Liédson, que participaram da vitória de 2 x 0 sobre o Botafogo, retornam nas vagas de Anderson e Sandro Hiroshi, respectivamente. No gol, Júlio César está recuperado de uma lesão no músculo glúteo e, após cinco jogos, também vai reaparecer no lugar de Diego.

A presença do apoiador Fábio Baiano ainda é incerta. O apoiador treinou entre os titulares no coletivo desta sexta-feira, em Águas de Lindóia, e voltou a sentir dores na coxa direita. A lesão gerou muita polêmica no clube, já que o jogador continuava reclamando de dores, apesar de o exame de ressonância magnética nada ter acusado. Se for vetado, Marquinhos será escalado.

Na Portuguesa, o goleiro Bosco retorna após cumprir suspensão diante do Corinthians. A dúvida é sobre o aproveitamento do atacante Ricardo Oliveira. Com uma entorse no tornozelo esquerdo, o jogador desfalcou a equipe nos dois últimos jogos. No caso de confirmação da recuperação de Oliveira, Edson Araújo é o mais cotado para sair do time.

Ricardo Oliveira é uma espécie de carrasco do Flamengo. No Campeonato Brasileiro do ano passado, o jogador marcou os dois gols da vitória da Lusa no Maracanã. Este ano, pelo Torneio Rio-São Paulo, marcou três na vitória por 5 x 4.

PORTUGUESA X FLAMENGO

Data: 10/11/2002 (domingo)
Local: Canindé, em São Paulo
Horário: 16 horas
Juiz: Marcio Rezende de Freitas (Fifa-SC)
TV: Globo, ao vivo

Portuguesa
Bosco; César, Júnior e Luiz Henrique; Ricardo Lopes, Jamir, Rocha, Lelo e Júlio César; Alex Alves e Édson Araújo (Ricardo Oliveira)
Técnico: Edu Marangon

Flamengo
Júlio César; Alessandro, André, André Bahia e Athirson; Jorginho, André Gomes, Felipe Mello e Fábio Baiano (Marquinhos); Zé Carlos e Liédson
Técnico: Evaristo de Macedo