Flamengo nunca venceu na Vila Belmiro em Brasileiros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 25 de outubro de 2002 as 16:46, por: cdb

Enfrentar o Santos na Vila Belmiro num jogo válido pelo Campeonato Brasileiro não traz boas recordações ao Flamengo. Neste sábado, os times se enfrentam pela 23a rodada da competição e o Rubro-negro terá a chance de quebrar um jejum que já dura 30 anos.

Desde 1971, as equipes só se enfrentaram três vezes no “Caldeirão do Peixe” e os cariocas jamais venceram os paulistas. Em 1990, empate em 0 x 0; em 1992, o Santos venceu por 2 x 0, e, em 1998, o Rubro-negro foi goleado por 4 x 1.

No retrospecto geral na história dos Campeonatos Brasileiros, no entanto, o Flamengo leva ligeira vantagem. Em 33 confrontos, o time carioca venceu 14, perdeu 10 e houve nove empates – marcou 37 e levou 30 gols.

A mais importante vitória rubro-negra aconteceu em 29 de maio de 1983. O Flamengo derrotou o Santos por 3 x 0, na final, conquistando o tricampeonato Brasileiro.

Zico, Leandro e Adílio marcaram os gols daquela partida, que entrou para a história com o maior público pagante em Brasileiros – 155.523 pessoas no Maracanã.

Flamengo: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Vítor, Adílio, Élder e Baltzar (Robertinho); Zico e Júlio César (Ademar). O técnico era Carlos Alberto Torres.

Santos: Marolla, Toninho Oliveira, Joãozinho, Toninho Carlos e Gilberto; Toninho Silva (Serginho II), Paulo Isidoro, Pita e Camargo (Paulinho Batistote); Serginho e João Paulo. O técnico era Formiga.

Vitória em amistoso

A última vitória do Flamengo sobre o Santos na Vila Belmiro foi num amistoso, em 1976. O jogo terminou com resultado de 2 x 1, gols de Luís Paulo e Vanderlei Luxemburgo, com Totonho descontando.