Fla goleia Americano por 4 x 1

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 26 de janeiro de 2003 as 19:11, por: cdb

Numa partida bem disputada, o Flamengo venceu o Americano por 4 x 1, na tarde deste domingo, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. Zé Carlos, Jean, Roma e Alessandro fizeram os gols da vitória e Alê descontou para o time da casa. Com o resultado, o Rubro-negro agora divide a liderança do Campeonato Carioca com o Bangu, ambos com seis pontos.

O Flamengo começou o jogo pressionando o adversário e criou a sua primeira chance de gol logo no primeiro minuto, com Fábio Baiano chutando com veneno. A bola raspou a trave do Americano. Aos 6min, Athirson cruzou da esquerda no segundo pau e Zé Carlos, de peixinho, aproveitou falha de marcação e cabeceou no canto esquerdo para abrir o placar para o time rubro-negro.

Em desvantagem, o Americano deixou de lado sua postura excessivamente defensiva e faltou pouco para que Cristiano empatasse. O jogo ficou dinâmico e o Flamengo fez 2 x 0 aos 22min: Fábio Baiano cruzou rasteiro da direita e Jean furou. Na segunda tentativa, caído na grande área, Jean teve tempo de chutar o canto direito de Gabriel. Foi o primeiro gol do atacante no t ime profissional.

Desde 1999 que o Flamengo não batia o Americano em Campos e a torcida rubro-negra presente em bom número no Estádio Godofredo Cruz era só alegria. No entanto, o sentimento de satisfação deu lugar a apreensão quando o grandalhão Alê, de cabeça, diminuiu para o time da casa, após falta cobrada na direita por Cristiano.

Para o segundo tempo, o Americano retornou com novidades – João Paulo e Wanderson substituíram, respectivamente, Evaldo e Ronaldo. O Flamengo também não era o mesmo e, assim como aconteceu na estréia do time do campeonato, contra o Friburguense (vitória de 2 x 1), Athirson passou a atuar mais como apoiador do que na função de lateral.

Athirson não apresentava o mesmo brilho da estréia, quando fez dois gols e um dos destaques do Flamengo era Jean, com boa técnica e constante movimentação. Mas foi Athirson que pouco não fez mais um para o Rubro-negro, num chute cruzado que Gabriel defendeu com grande dificuldade. Aos 39min, Roma aproveitou jogada de Fabiano Cabral e finalizou na trave.

Nos minutos finais, o Americano chegou a pressionar e o Flamengo, comandado por Athirson, respondia em contra-ataques. Mas o time da casa não teve força para empatar, já que Luciano Viana ficara isolado no ataque, sem apoio dos companheiros. Aos 45min, Roma fez 3 x 1, no gol mais bonito na cinzenta tarde campista. Nos descontos, Alessandro ainda fez mais um.

AMERICANO 1 x 4 FLAMENGO

Americano
Gabriel; Chiquinho, Alê, Rogério e Evaldo (João Paulo); Catitu, Baiano, Ronaldo (Wanderson) e Cristiano; Luciano Viana e Fabrício (Marcelo Carioca)
Técnico: Paulo Marcos

Flamengo
Júlio César; Alessandro, André Dias, Fernando e Athirson; Jorginho, André Gomes, Fábio Baiano (Fabiano Cabral) e Lê (Valnei); Zé Carlos (Roma) e Jean
Técnico: Evaristo de Macedo

Data: 26/1/2003 (domingo)
Local: Estádio Godofredo Cruz, em Campos
Juiz: Edílson Soares da Silva
Cartões amarelos: Cristiano, Fábio Baiano, Fabrício, André Gomes, Valnei e Catutu
Gols: Zé Carlos, aos 6min, Jean, aos 22min e Alê, aos 27min do primeiro tempo; Roma, aos 45min e Alessandro, aos 48min do segundo tempo